segunda-feira, 21 de maio de 2018

Dica de leitura: " A Amiga Genial"

 
Via

Vi algures sobre este desafio de ler um livro por mês e aceitei-o para mim mesma. Porém, confesso que estava a falhar desde o princípio do ano e quase a desistir, quando este livro me veio dar um ímpeto que há imenso tempo não sentia; aquela vontade de ler, em vez de fazer qualquer outra coisa, como ver um filme ou ir à net. Qualquer bocadinho de tempo foi aproveitado nesta leitura, porque é daquelas que agarra o leitor de forma quase obsessiva. Portanto, adaptei agora o desafio, não interessa um livro por mês, desde que no final do ano perfaça doze livros, e agora que sinto que estou encaminhada! Li este em 15 dias, sendo que já tenho os dois seguintes à espera. 

É a história, desde a infância de Lénu e Lila, contada pela primeira. Passa-se em Nápoles, nos anos 40 e 50, numa zona pobre, dominada pela máfia, onde a violência é comum e a sobrevivência uma luta diária para uma série de famílias que se incluem na narrativa. Portanto, temos um olhar pessoal e subjectivo sobre os acontecimentos, e sobretudo sobre Lila, uma criança sobre dotada que fascina Lénu, desde que se conhecem, de forma obsessiva; inspira-a e causa-lhe inveja, sabe que nunca será como ela, embora a possa igualar e até superar. É uma amizade conturbada que resvala da verdadeira amizade (embora sempre com restrições!) para uma competição constante que pouco tem de sadio, numa dinâmica frequente de avanços e recuos. Afinal, quem é a amiga genial?

É interessante ler sobre a Nápoles do pós-guerra, sobre a cultura machista e belicosa dos italianos, sobre o papel das mulheres num contexto particularmente claustrofóbico, em que a saída não existe, excepto em raríssimas excepções, como o foi para Lénu. 
A escrita é simples e incisiva. A tecido psicológico de que são feitas as personagens é denso e extremamente humano. O ritmo de acontecimentos poderoso, por vezes angustiante, por vezes mais tranquilo, mas sempre fascinante.  

Título: A amiga Genial
Autora: Elena Ferrante
Pág. 264
Editora: Relógio d'água