quinta-feira, 26 de outubro de 2017

"Alegria Hygge" - Dica de leitura

Via Wook

Segundo o relatório anual da Onu os dinamarqueses são o povo mais feliz do mundo. À partida, atribuiria-se este estado ao nível de vida que este povo tem, todavia parece que o requisito é outro. O "segredo" tem sido desvendado no último par de anos, e amplamente divulgado; afinal parece tão possível para qualquer um de nós, atingir essa espécie de Nirvana! Tudo se resume ao Hygge*.
Pronuncia-se "hu-gah", e significa aconchego, a arte de criar uma sensação de conforto, tranquilidade e bem-estar, valorizando cada momento, rodeados por tudo e todos, os que amamos. 

Este livro sistematiza tudo aquilo que se conjuga para nos proporcionar este sentimento de hygge, desde o vestuário, à alimentação, passando pela decoração e vida social. Coisas tão simples como beber um chá, aconchegar-se numa mantinha a ler um livro, convidar amigos para petiscar ao fim-de-semana, acender velas, oferecer presentes feitos por nós, escrever num bloco pensamentos e poemas, etc. O Outono e Inverno são por excelência as estações adequadas às práticas indicadas pelo hygge, é portanto uma leitura muito a propósito.

"Se tem filhos, dê-lhes espaço para reflectir e explorar a sua criatividade. Brincar é essencial no desenvolvimento de qualquer pessoa, por isso estimule os seus filhos a encontrar a sua própria forma de brincar. Não afogue o tempo das crianças em actividades porque, na realidade, elas são incapazes de processar e gerir tanta informação. Hoje, mais do que nunca, é necessário que as crianças cresçam num ambiente tranquilo, num ambiente hygge."

Título: Alegria Hygge
Autora: Pia Edberg
Nr de Páginas: 139
Editora: Versão de Kapa 

* Mais dicas aqui.