quinta-feira, 16 de março de 2017

A caminho da Escola



Há uns tempos circulou nas redes sociais um artigo intitulado como "os caminhos para a escola mais perigosos do mundo", que era de facto impressionante. Acompanhado de imagens, o texto tornava-se mil vezes mais eloquente, pouco deixando à imaginação.  Certamente essa dura realidade fez pensar muitos de nós, pais preocupados, que acompanhamos os filhos à Escola diariamente, transportando-os de carro em trajectos de 10 minutos. Um passeio doce, contrastando com outras realidades.
Entretanto, encontrei por acaso "A caminho da escola", um documentário de Pascal Plisson no TVCINE2, que partilha as tais realidades duras e perigosas, para crianças que vão à escola. O Jackson de 11 anos, e a irmã, do Quénia, que percorrem 15 km, durante 2 horas diariamente, por terrenos selvagens, correndo perigo de vida devido aos elefantes. 
A Zahira, de 12 anos do Alto Atlas em Marrocos, que todas as segundas-feiras caminha 22 kms, durante 4 horas, por caminhos inclinados, estreitos e pedregosos. 
O Carlitos e a irmã, da Patagónia, que cavalgam os 18 kms, por 1h30 todas as manhãs, através de carreiros solitários feitos pela natureza, inclinados e escorregadias.
E o Samuel da Índia, de 13 anos  e paralítico, com os dois irmãos mais novos, que fazem 4 kms em 1h15 para chegar à escola, através do terreno arenoso, no qual a cadeira de rodas é puxada pelos irmãos pequenos.

Todos eles enfrentam forças verdadeiramente dissuasoras, porém preserveram,  aprumam-se, preocupam-se com a pontualidade e os resultados, e são óptimos alunos. Têm sonhos bonitos, de sucesso e solidariedade, e contra todas as probabilidades acredito que os alcancem, pois dão provas de uma vontade indómita.  Vontade essa, que falta muitas vezes aos nossos filhos, que tendo todos os confortos e facilidades, nada valorizam, e nada desejam. 
Um documentário excelente, para ver em família.