segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Dica de leitura - Travessuras da menina má

Via Wook
Ricardo tem o sonho de viver em Paris, é realmente o seu único sonho, e assim que o realiza conforma-se com a sua rotina, sentindo-se satisfeito com a vida que tem. Subitamente, a sua vida dá uma reviravolta quando uma paixão da adolescência surge acidentalmente, revelando-se ainda mais misteriosa, contraditória e inesperada, do que aquilo que ele poderia imaginar. 
Nasce assim um amor que atravessa décadas, ultrapassa problemas e decepções, enquanto para o comum dos homens ultrapassa também o aceitável e compreensível. É o verdadeiro amor.

Inesperado, dramático, cómico, é uma leitura convincente, que tanto nos causa indignação como nos leva a compreender, e até a desejar, as "escorregadelas" de Ricardito.
Tenho, porém, alguns reparos acerca dos diminutivos, que me causam sempre um certo desagrado, sobretudo em quantidade abundante, como é o caso. Alguma característica da escrita peruana? Ou influencia coloquial? Não sei. De igual modo estranho a constante troca de tempos verbais que para nós não são comuns: "havia sido" em vez de "tinha sido", por exemplo, o que acontece repetidamente. Escolha do tradutor? Também não sei. 
No geral, um livro que prende e surpreende. 

Título: Travessuras da menina má
Autor: Mario Vargas Llosa
Editora: D.Quixote
Nr.págs. 375
Preço: 18€