quinta-feira, 9 de junho de 2016

Piquenique com vista para o Carvalho mais antigo da Europa

Carvalho de Calvos

Das minhas mais queridas memórias de infância fazem parte os piqueniques. Durante todo o Verão fazíamos piqueniques pelas sombras do Minho. Passávamos tardes inteiras deitados na manta, a ler, a jogar às cartas, e a petiscar. Se houvesse algum fio de água, ou fonte, acabávamos invariavelmente por lá pôr os pés, a refrescar-nos. Água cristalina e gelada. Tenho saudades, da pasmaceira dos domingos desses tempos.
Será sem dúvida por isso que ainda faço questão de preservar esta tradição. Assim, logo que o tempo se proporciona, no início da Primavera, abre-se a época dos piqueniques. Porém, este ano, devido ao mau tempo não foi possível senão no domingo passado.

Começamos tarde mas não poderia ter sido melhor. Na notícia, cuja dica guardava há semanas, lia-se: " o carvalho mais antigo da Europa", um senhor Carvalho com 700 anos! Situa-se na freguesia de Calvos, na Póvoa de Lanhoso, num pequeno parque projectado em função do Carvalho. Ao redor, campos e floresta. No parque, uma relva bem tratada e um parque infantil em bom estado, convidam as famílias ao lazer. A tranquilidade do local, onde apenas os pássaros e a folhagem se ouvem, e o cenário verde e azul, proporcionou-nos algum tempo de excelência. 
O Carvalho é rei e senhor do local, por isso ficamos em frente dele enquanto almoçávamos. Especulamos sobre o que teria ele visto ao longo dos tempos, o que acontecia em Portugal e no Mundo na sua meninice, juventude e idade madura. Há locais que parecem mágicos, e este é um deles.

Voltamos revigorados, como acontece sempre que estamos na Natureza.