segunda-feira, 6 de junho de 2016

Exames e provas - O esforço também tem valor!

Hoje, cerca de 175 mil alunos vão estrear o novo modelo de avaliação do ensino básico. 
As  provas e exames imprimem um nervosismo e receio extra, inclusive para aquelas provas que não contam para a nota final, como Português do 8º ano, nesta segunda-feira. Estão a ser avaliados, e mesmo sendo a feijões, os alunos querem bons resultados. Porém, às vezes, apesar do estudo e do empenho, os resultados não são tão bons como eles esperam. Por vezes, os alunos não são capazes de melhor. Outras vezes, os resultados dos bons alunos descem. A imprevisibilidade, a ideia de que tudo pode acontecer, aumenta a ansiedade.
E não bastasse o nervosismo que estas avaliações causam, os estudantes têm ainda que lidar com o nervosismo e exigência dos pais. Que serve apenas para lhes acrescentar mais tensão e insegurança. 
Talvez os pais não se lembrem como se sentiam ao fazer exames, ou simplesmente não os fizeram, pois compreenderiam melhor os filhos. 
Quem faz os exames e provas são eles, e na realidade nós podemos fazer muito pouco, mas ainda assim de grande valia:
- Certificarmo-nos que estudam.
- Acalmá-los, dizendo que tendo feito uma boa preparação, vai correr bem.
- Antes da prova, oferecer um chá de cidreira, ou outro calmante natural ( nem que seja efeito placebo!). 
- Dar um abraço de boa sorte, e reafirmar que acreditamos serem capazes. 

E entretanto, fazer figas e esperar que corra bem. Temos que nos lembrar que os resultados são importantes, mas o esforço e preparação não contam menos.