quinta-feira, 25 de junho de 2015

A Mãe Espanhola

"Na minha opinião, as mães portuguesas não fazem grande diferença das espanholas, porque as nossas sociedades estão cada vez mais parecidas e isso faz com que a educação que damos aos filhos seja cada vez mais similar.
Se calhar, nós somos mais expansivas. Eu, como mãe espanhola, diria às mães portuguesas para exprimirem mais os sentimentos aos filhos, não só com palavras mas também com beijos, abraços, festas... porque isso pode fazer milagres! E quando temos que ralhar com eles que seja também para ralhar mesmo. Também lhes diria para valorizarem mais o facto de serem portugueses, a defender a sua cultura, a sua língua e a terem orgulho neles próprios."

       Maria José Benito, 2 filhos de 11 e 14 anos, in Activa Maio-2015

Concordo com tudo o que a Maria José diz, aliás é uma crença que vivo na prática. Ela não mencionou algo que as mães espanholas fazem diariamente, que é passear os filhos pelos parques e jardins, ao fim da tarde, e que é também uma óptima dica.
Porém, se pudesse dar-lhe uma resposta diria às mães espanholas para vestirem os filhos de forma mais descontraída e confortável. Andam sempre excessivamente bem vestidos, muitas vezes com roupa de festa.