segunda-feira, 15 de junho de 2015

As Escolas são as Novas Fábricas 2

Via
Em resposta ao Conselho de Escolas que propõe uma pausa de Outono de 2 dias e meio, Jorge Ascensão, presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais, contrapõe com um mês de férias de Verão.

Segundo este senhor, dado que professores e alunos, e pais, já agora, se queixam da excessiva extensão dos programas, a solução seria aumentar o número de aulas. Assim à partida, a solução poderia ser reduzir os programas, mas não, opta este senhor pela via do caminho mais tortuosa e angustiante. 

Não sei dos filhos dele, mas os meus contavam as semanas e dias para entrarem em férias. Estavam genuinamente cansados! O Duarte teve aulas todas as manhãs e três tardes, enquanto a Letícia teve apenas uma tarde livre. Entre aulas, trabalhos e testes, durante a semana não lhes restava tempo para mais nada. E fins-de-semana? Muitos foram aqueles passados a estudar. Isto já é praticamente escola a tempo inteiro.  
Nunca tantas crianças sofreram de stress e depressões devido à Escola, como actualmente.
As crianças, os alunos, precisam de tempo para brincar, de tempo para elas e para estarem com a família. 

Essa dos "pais querem um mês de férias de verão", reduz-se a uma pessoa, pois nem as crianças nem a grande maioria dos pais concordam com este absurdo. Certamente que este presidente da CONFAP não me representa, nem com esta declaração representa os interesses dos alunos.

Para aqueles que pensam que os alunos têm demasiadas férias, consultem o calendário francês.