terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O Revivalismo está na moda!

 
Via

Tudo tem um lado bom. Tudo. Mesmo que por vezes não seja evidente, ou imediatamente identificado. Esta crise trouxe também algumas coisas boas, práticas que tinham caído no esquecimento e foram recuperadas, por exemplo. E ainda que inicialmente o impulsionador fosse económico, o ambiente também beneficia. E como nós precisamos de mudar a nossa forma de estar aqui na Terra, adoptar algumas práticas do tempo das nossas mães e avós, pode ser uma opção muito compensadora.

Algumas propostas:

Cozinhar em casa - Cozinhar está na moda, é ver só a quantidade de programas desta temática e livros dos mais variados autores, que têm sido publicados. A diversidade permite-nos escolher melhor, conhecer receitas práticas e rápidas, para quem não quer, ou não pode, despender muito tempo na cozinha. Cozinhar as nossas refeições permite-nos ter uma alimentação mais sã, utilizar ingredientes mais frescos, e conhecer a origem dos mesmos.

Reparar - Ainda que muitos electrodomésticos sejam, lamentavelmente, produzidos de forma a não poderem ser reparados, a possibilidade existe, até que algum técnico nos diga o contrário. Sendo sempre mais económico, e melhor para o ambiente. Calçado e roupa também merecem tratamento de manutenção e recuperação, existindo costureiras e sapateiros que o façam muito bem.

Jardinar - Ter um pequeno terreno, aonde se possa cultivar uma horta ou fazer é um jardim não tem preço. Cultivar os nossos legumes, ou flores, para alegrar a casa, implica exercício físico, e arejamento mental. As propostas para o jardinagem vertical vão crescendo, possibilitando que a quem falta terreno, possa cultivar uma mini horta, na varanda, por exemplo.

Mezinhas - Nesta época, os meus filhos adoram xarope de cenoura, para a tosse. Mas também canela com mel, que comem às colheradas. E chás. Particularmente, gosto de beber sumo de limão com água morna, de manhã.  A natureza é a nossa primeira farmácia, sendo que frequentemente temos todos os ingredientes em casa, para aliviar dores de garganta, constipações e gripes. Sem contra-indicações.

Caminhar - Há percursos que podemos muito bem fazer a pé, ou de bicicleta. É mais económico, não-poluidor e mais saudável para nós, já que estamos a fazer exercício e apanhar sol; necessitamos diariamente de sol, que nos proporciona vitamina D e previne a Depressão.

Faça-você-mesmo - Há uma série de coisas que podemos ser nós a fazer; costurar uma peça de roupa, tricotar uma gola super moderna, fazer um bolo mais elaborado, até pintar as paredes de casa, ou restaurar um móvel. Não sabe?  Eu também não, porém tricotei um gorro recentemente, tal qual a minha filha queria e não encontrávamos nas lojas. O YouTube está repleto de lições e mestres.

Suponho que seja por estas e outras que por vezes me sinto, como diz o meu filho, antiga. Muito antiga.