quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Cinema fora de série

Quase a propósito dos Óscares, só que não.

Muito melhor do que ter acesso aos filmes que passaram nos Cinemas, o TVCine dá-me acesso a filmes que normalmente estão fora do circuito comercial. E que eu nunca veria. Filmes que divulgam culturas, que fazem pensar, que nos tocam e maravilham. Sem nos pretenderem convencer de nada, sem apologias a bandeiras e outros ideais.
Estas são as minhas últimas escolhas:

A lancheira é uma produção indiana.  Uma mulher envia o almoço para o marido, través do serviço de entregas de lancheiras, mas desta vez chega à pessoa errada. Começa então uma troca de bilhetes entre eles, originando mudanças num e noutro, e levando a um desfecho inesperado.
Porque este fantástico serviço de entregas de lancheiras me fascina. Porque a cultura indiana também.

A Lua de Cinderela é uma produção chinesa. Longe de ser uma imitação da Cinderela Ocidental, esta lenda data do ano 700, e vai bem mais longe na sua moralidade, valorizando o nascimento de meninas, e ensinando que o nascimento de qualquer criança é uma dádiva. A paisagem é extraordinária, o figurino lindíssimo, os cenários maravilhosos, e a música fora de série.
Porque, como disse, valoriza o nascimento de meninas, afirmando claramente que são necessárias e fundamentais para o equilíbrio no Mundo.

Que Mal Fiz eu a Deus? é uma produção francesa. Um casal burguês conservador, com 4 filhas; três delas casam com um muçulmano, um chinês e um judeu, respectivamente, enquanto a quarta filha se torna a derradeira esperança, e se case com um francês católico. Mas não poderia ser assim tão fácil!
Porque aborda um tema muito pertinente numa França inegavelmente crispada. 

Duas Semanas, é uma produção americana. Quatro filhos regressam a casa, para visitar a mãe doente terminal, acabando por ficar duas semanas. Porque é um filme brutalmente realista.

Outro aspecto positivo do TVCine é repetir a exibição dos filmes, periodicamente. Portanto, estes filmes serão exibidos brevemente, acaso seja do seu interesse.