segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Ébola - Pandemia ou Embuste?

Depois de ler no FB vários comentários que exprimem medo, até pânico e mesmo preconceito, no sentido de desejarem o fecho das fronteiras aéreas a determinados países, e impedirem que doentes recebam tratamento, pensei: - Estamos perante uma repetição da gripe A!

A situação é idêntica, os meios de comunicação têm teimosamente batido na tecla "ébola", divulgando os número de  (supostos ) óbitos causados pela doença, e indicando a localização de cada doente contaminado pelo "ébola", cada vez mais próximo, geograficamente. 

A ideia de que teremos uma pandemia vai-se generalizando, e com isso o pavor. Não me espantará mesmo nada que proximamente a indústria farmaceutica apresente, em triunfo, uma vacina para o ébola! Parece-me ser essa a próxima etapa, tal como aconteceu no dejá-vu da Gripe A.

Sou habitualmente muito céptica relativamente a este tipo de notícias, e este artigo do Público, da autoria do Dr.Pinto Coelho vem fundamentar a minha desconfiança. Aconselho a leitura do mesmo, mas ainda assim lembro:  cuidados e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém.

( Aqui, o que escrevi sobre a famigerada gripe A, na época )