quarta-feira, 17 de setembro de 2014

6 Passos para Reencontrar a Rotina

Via
Aquela ideia de que as crianças ficam fartas das férias de Verão e vão alegremente para a escola, em Setembro, não passa de um mito.
Porque isso acontecia connosco pensamos que será assim com eles? Não. Eles parecem ter coisas mais estimulantes e interessantes para fazer do que a escola. Nem vamos comparar como passavamos as férias de Verão, o que fazíamos e o que eles fazem actualmente, para tentar entender.

Segundo me dizem, o tempo de férias passa rápido demais; mesmo os 3 meses de Verão. Isto também não dá para entender, pois a percepção que eu tinha do tempo, na infância, era outra. As férias rendiam, rendiam, rendiam... ao ponto de sentir saudades da escola. Eles também não entendem isto.

E quando digo "eles", refiro-me à pequena amostra constituída pelos meus filhos, sobrinhos e amigos. No entanto, como essa amostra me diz directamente respeito, tem o peso de um universo digno de qualquer estudo universitário. Isto dito, obviamente que lhes  levo a sério as penas e comiserações relativas ao início do ano escolar.

Se para qualquer adulto é difícil regressar ao trabalho depois das férias, por que não há-de ser para os alunos?

Eles necessitam de tempo para reencontrar a rotina do tempo de aulas, e devemos dar-lhes esse tempo. Para começar, a rotina deve ser suavizada, sobretudo inicialmente:

1º Preparar a mochila: à noite, antes de se deitarem, facilitará a manhã.

2º  Acordar atempadamente: esta implica deitar cedo, para não ter sono de manhã e assim ser menos custoso.

3º Tomar o pequeno-almoço: em família de preferência, mas ter tempo para tomar a 1ª refeição com tudo o que é do agrado deles.

4º  Preparar uma merenda deliciosa: seja o que for que eles prefiram, uma fatia de determinado bolo, uma caixinha de cereais, uma sandes de atum. Os meus estão naquela fase que adoram os petiscos do bar da escola, portanto "mistas" estão permitidas!

5º Afirmações positivas: Conversar com eles, mentalizando-os de que com a escola têm outras obrigações, e devem ser responsáveis por elas. Nada de ameaças, Do tipo " agora é que vais ver o que é bom!". Antes o reforço positivo, "estás descansado, vais dar o teu melhor, vais ver!"

6º Não pressionar: nos primeiros dias não os bombardear com pressões para estudarem. Apenas lembrar se há T.P.C.'s .

Aos pouquinhoso as crianças reencontrarão a sua nova rotina.