quarta-feira, 14 de maio de 2014

Um Carro do Futuro - Toyota Prius

Museu do Ar
aqui tinha dito o que penso sobre os carros, em geral. Entretanto, aprendi mais alguma coisa que vem acrescentar a minha opinião sobre o assunto.

Por exemplo, que um híbrido é um carro que se move com dois motores: um a gasolina e outro eléctrico. Que contrariamente às outras viaturas, quando se encontra em modo "pára-arranca", não desperdiça o combustível, antes produz energia, armazenando-a na bateria, e utilizando-a seguidamente. Só por isto já é fantástico, sobretudo para quem vive nas cidades, onde o modo de circulação é frequentemente este.
Consequentemente, a emissão de CO2 é bastante mais reduzida, o que é bom para o ambiente. Esta é outra característica que me agrada, e que eu tinha descurado, na minha anterior opinião.
Para além da economia ( de energia, imposto abrangente, imposto emissão de CO2, estacionamento, etc. ), do conforto ( na situação do pára-arranca não há vibrações nem ruídos), é silencioso e fácil de conduzir.


E como é que eu sei tudo isto? Porque fui convidada pela Toyota para um evento de divulgação da gama híbrida. Pude testar e constatar a veracidade destes factos, e realmente fiquei muito bem impressionada.

Pessoalmente, encantei-me pelo Prius+, uma carrinha de sete lugares que descobri apenas quando entrei no habitáculo; do exterior não parece assim tão grande, no entanto os lugares são confortáveis e espaçosos.

Prius segnifica em Latim "antes", e creio bem que esta gama vem, de facto, antes do seu tempo, são os carros do futuro!

A equipa Toyota mostrou-se muito profissional, atenta e simpática; o programa foi muito bem pensado, o que nos permitiu passar um dia muito agradável.

Isto de escolher carros tem cada vez mais que se lhe diga, não é?!

Adenda: Se desejar ler mais sobre o assunto, numa perspectiva técnica, veja aqui