terça-feira, 22 de abril de 2014

Sobreviver às Férias Escolares

Via
As férias são óptimas. São aguardadas com ansiedade, e os dias descontados no calendário religiosamente. Para as crianças que ficam em casa, e para nós que as aguardamos para passarmos mais tempo juntos. No entanto, quando finalmente as férias chegam... começam os problemas!

O tempo extra em vez de ser bem aproveitado é desperdiçado em lamúrias, com constantes desabafos (- Não sei o que fazer...!).
Os irmãos, mais tempo juntos, pegam-se mais e zangam-se mais, dando a sensação de que passam mais tempo separados e zangados, do que propriamente juntos a brincar.

E no meio de tudo isto, os pais são constantemente solicitados, ora para conciliar e arbitrar, ora para propor programas e ideias de brincadeira.

Ufa...não é fácil sobreviver às férias!
Como não há uma fórmula mágica para evitar esta rotina provocada em tempos de família em casa, dias a fio, podemos apenas tentar manter a nossa sanidade mental, tendo presente alguns mantras, para dizermos a nós mesmos:

- Vive o momento!
Respira fundo, mantém a calma.Tudo passa.

- Deixa-os ser crianças!
Assumir que são crianças e por isso fazem coisas de crianças, disparates, sujam-se, sujam a casa, entornam copos, faz parte da aceitação do momento. 

- Eu sou capaz!
De promover a paz, de gerir os conflitos entre filhos, de resolver as questões.

- Eu faço o suficiente!
Temos que acreditar que o que fazemos basta; que conta, mesmo que por vezes não pareça. Isso evita a frustração, muito má se ganha espaço para ganhar raízes e minar a nossa confiança.

-Vou ter saudades disto!
Por mais estranho que possa parecer agora, um dia teremos saudades de tudo isto; conflitos, confusões, desarrumações, amuos e etc. Haveremos de os invocar com nostalgia, relembrando grandes momentos. Eu sei que sim!

Acredito que existam mais, técnicas descobertas por outros pais, porque já se sabe, quem está em campo é que sabe, porque as descobre!