quinta-feira, 3 de abril de 2014

Plante uma árvore!

Via

Acredito que aquela famosa frase, do poeta cubano José Martí: " Plantar uma árvore, ter um filho, escrever um livro", não seja para todos. E não há mal algum nisso; embora a maternidade seja algo maravilhoso, não é obrigatório que todos a sintam dessa forma e tenham vontade de a vivenciar.
Embora a escrita faça parte da nossa vida diária, poucos sentem o desejo de escrever um livro. Mas plantar uma árvore....ah isso, já acredito não ser um apenas um sonho de todos nós, mas também uma obrigação!

A nossa passagem neste planeta provoca muita poluição, desgaste de tudo o que a natureza nós proporciona, deixando uma pegada impressa com uma profundidade que não será apagada antes da próxima geração. Então, creio que todos temos a responsabilidade de tentar minimizar ao máximo a marca que deixamos aqui, porque esta marca, quando falamos do ambiente, não é boa.

Uma marca boa é plantar uma árvore, por exemplo. É ter a noção de que o ar que respiramos não tem fronteiras. Por isso a Amazónia é conhecida como o Pulmão do Mundo. Por isso em todos os países os activistas se manifestam para pressionar os políticos, na defesa do meio-ambiente.

O Mundo é um só, estamos nele agora, é nossa obrigação preservá-lo para as gerações futuras. Não me cansarei de o repetir, as vezes que forem necessárias, e por isso adiro sempre a este tipo de projecto, como a campanha “Plante Uma Árvore”, da Floricultura Ikebana Flores, em parceria com o Coletivo Cirandar, vem semeando ações de plantio na Serra do Gandarela, em Rio Acima-MG, em nome de todos os blogueiros  e sites que abraçam essa causa.


 “Cada postagem, se torna uma muda nativa plantada pela Ikebana Flores no bioma do cerrado da Serra do Gandarela, em Rio Acima- MG”.
 
Nós estamos fazendo a nossa parte, e você? Entramos para a 3ª. fase do plantio, totalizando 242 mudas nativas plantadas ao todo na região: Candeia, Ipê Branco, Ipê Crioulo, Ipê Amarelo, Mogno, Jacarandá, Sucupira, Aroeira, Peroba, Jequitiba, Araça, entre outras.

É só passar pelo Horto, para receber grátis a árvore a plantar. Caso não possa, divulgue a iniciativa da forma que lhe for possível.
Saber que este meu texto se transformou numa nova árvore na Serra do Gandarela, causa-me uma enorme satisfação. É o minímo, não é?!