quinta-feira, 10 de abril de 2014

A Festa Sem Tema e Coisas da Adolescência



Duas semanas antes do seu aniversário, o Duarte começou por dizer-me que este ano achava que não queria festa. Como resposta ao meu "por quê?", disse: - Não sei, mas acho que não quero.

Passados dias, voltou com a palavra atrás e disse-me que afinal queria festa. Disse-lhe então para fazer a lista de convidados, que ficou de me entregar no dia seguinte. Nessa altura, disse que não sabia quem convidaria. Mais tarde, começou a debitar-me uma lista com cerca de vinte amigos.
Por fim, volta ao principio e diz-me que este ano não quer festa!

Acho que começo a compreender a mecânica da adolescência; caracteriza-se por uma volatibilidade extravagante, saltando de um polo a outro, passando pela indiferença. Entre o quero muito, não quero mesmo nada, e o não quero saber!
Se for realmente isto, descobri o Ouro. Por que me vai poupar de muitas arrelias. Apenas tenho que me recordar de ter paciência. Muita paciência, e escolher bem as minhas batalhas.

Como desta vez o aniversário coincide com as férias de Páscoa, e habitualmente os meus filhos vão convidando amigos para passar cá em casa um dia ou outro, seria uma pena não aproveitar o dia de aniversário do Duarte, para o fazer. Por isso, sugeri que pelo menos convidasse dois amigos que costumam vir, ou seja, os mais próximos, para um lanche.
Com a presença dos primos acabaram por ser oito, um grupinho que se entende muito bem, com muita afinidade e boa onda. Como o dia estava quente, andaram de bicicleta, jogaram badminton, voleibal, e ténis de mesa, que foi o grande preferido deste ano.

Mesmo não tendo tema, esta festa de aniversário, que não é festa, mas lanche, não resisti a brincar um pouco na hora de decorar o bolo. Quando o fiz, há duas semanas, para a festa do primo, o Duarte disse imediatamente que queria um igual E assim foi, este bastante mais pequeno, mas com cenário montado: O Complôt dos Ursinhos de Goma Laranja!

Porque o Laranja é a cor preferida do Duarte!

Bolo de Aniversário de Chocolate
Ingredientes:
5 ovos
2 chávenas e meia de farinha
1/2 de chávena de óleo
2 chávenas de açúcar
4 colheres de sopa de chocolate em pó e uma de cacau
1 chávena de água
pepitas de chocolate a gosto

Como fazer:
Misturar o chocolate e cacau com a água, num recipeinte, e levar ao lume a ferver. Reserve. Bata as claras em castelo e reserve. 
Bata muito bem as gemas com o açúcar, junte o óleo, e o chocolate quente, batendo sempre. Adicione a farinha a pouco e pouco. Junte as claras em castelo, envolvendo cuidadosamente. Por fim, as pepitas. Leve ao forno em forma untada e enfarinhada, durante cerca de 40 minutos, a 175º.

Cobertura: 
Bater 250 gr de manteiga amolecida, com 250 de açúcar em pó e uma colher de chá de essência de baunilha. Bater até fcar um creme fofo e macio. Decorar a gosto.