terça-feira, 18 de março de 2014

O Presente do Dia do Pai



Assim como se diz que Dia da Criança deveria ser todos os dias, o Dia do Pai também. Evidentemente não me refiro à compra de presentes, para celebrar a ocasião, mas sim àquela coisa tão fugaz, e que não se pode comprar, por nenhum dinheiro do mundo - Tempo!

Os filhos crescem tão rapidamente, e as diversas fases sucedem-se a um rítmo tão alucinante, que nos levam a queixar-nos, a par e passo, sobre a passagem inexorável do Tempo.
Quando o meu primogénito nasceu preveniram-me diversas vezes que isto aconteceria, e aconselharam-me a desfrutar o mais possível do meu bebé; achei bastante exagerado, mas ainda assim aproveitei muito o meu tempo com ele. Porém, não posso deixar de sentir que, de facto, o tempo é apenas nosso aliado, na vinculação, se for bem aproveitado.

Por conseguinte, os Pais não deveriam esperar presentes dos filhos neste dia. Deveriam antes ter noção de que o Presente é todos os dias, todo o tempo que passamos com os filhos, as actividades que desenvolvemos em conjunto, a intimidade que construímos resultante disso. E que ao contrário do presente que guardamos na prateleira, o Presente bem aproveitado não tem data de expiração, ficando amorosamente guardado durante toda a vida, num registo de memórias único, que será aberto e revisitado sempre que necessário.

Acredito que todos os Pais podem alcançar um sonho de criança, transformando-se eles próprios em Super Heróis. Com tempo e dedicação, os filhos haverão de os ver deste modo.

Felizes dias!