quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Adeus, Caligrafia...

Via

Esta notícia deixou-me consternada. Em 2014 o ensino da escrita vai deixar de ser obrigatório em 45 estados americanos; em sua substituição, a aprendizagem do... word!

Está certo que o uso do computador se generalizou a ponto dos alunos o utilizarem para fazer praticamente todos os trabalhos, imprmindo-os, ou enviando-os aos professores. Igualmente banalizada está a escrita de mensagens através do telemóveis, sendo que a maioria dos adolescentes já nem sequer necessita olhar para o teclado, quando escreve.

Segundo um inquérito no Reino Unido, 40% dos inquiridos afrmaram não ter escrito à mão nos últimos seis meses. O artigo menciona ainda uma adolescente que aprendeu apenas a escrever com letras de imprensa e confessa ter dificuldade em ler os bilhetes dos pais.

Á priori, 40% de inquiridos e o caso de uma adolescente, podem não ser tão significativos a ponto de mudar drasticamente o sistema educativo. Mas com certeza anunciam uma tendência . Será que de facto a escrita tem a morte anunciada?

Pessoalmente, causa-me muita estranheza que se abdique de um conhecimento que demorou gerações a ser adquirido pela maioria da população.
Acho espantoso que tendo apenas as mãos como ferramenta, consigamos escrever e comunicar, seja no papel, seja na areia ou no granito. Isso dá-nos uma independência excepcional.

A caligrafia adquirou ao longo dos séculos importância  diferenciada; o seu estudo é a "grafologia", proporcionando aos especialistas a capacidade de analisar a personalidade das pessoas, inclusivamente  no quadro da procura de emprego ou da criminalidade.
Também para o comum dos cidadãos, a caligrafia proporciona  uma impressão que funciona como avaliadora das pessoas.

Existem vários estudos que comprovam os benefícios da escrita à mão, como por exemplo: mantém o cerebro mais activo, ajuda a memorizar melhor, a exprimir as emoções, desenvolve músculos e articulações, e é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

E certamente também existem estudos que comprovam os benefícios da escrita no teclado. Escrever usando o computador é mais  rápido, e  mais eficiente pois pode apagar-se, suprimir, colar. Num tempo em que o rápido é mote, este atributo será fundamental. Já não há paciência, pelo menos nas gerações mais jovens, para actividades demoradas, sobretudo se existem outras que as susbituam, sendo mais rápidas.

Por conseguinte, acredito que a escrita à mão tem realmente os dias contados. Mas ninguém me convence de que será útil não aprender a saber praticá-la. Aprecio a independência de quem possui esse conhecimento; já dizia o meu pai: " O saber não ocupa lugar".

Mais um avanço da subcultura!

Fontes: Clubinho Faber-Castell
            Superinteressante
            DN Ciência