segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Dica de leitura - A Vida de Pi



Se tivesse que escolher um adjectivo para definir este livro, seria “desconcertante”. Se fossem dois,  " oscilante”. Passei o livro entre sentimentos ambivalentes, ora com muita vontade de o ler, ora com vontade de desistir. Como as duas situações se sucediam, não me dando tempo a decidir-me  por uma ou por outra, cheguei ao fim do livro. E ainda bem.

Numas vezes ficava com vontade de ver o filme também, noutras dizia-me que não valia a pena.  Quanto a isso, ainda não me decidi.

A história, contada por alto, nunca me seduziu verdadeiramente; um rapaz indiano de 16 anos, que naufraga numa viagem entre a índia o Canadá, e se vê sobrevivente com, nada mais nada menos, um tigre, num bote de salvamento. E pelo mar navegam durante cerca de 7 meses. Assim, a seco parece-me incrível demais, no entanto, as vicissitudes que vencem e a que sobrevivem levando-os aos limites de tudo, real e imaginário, tornam a aventura muito mais incrível. Inacreditável.
O rapaz teria que ser ele próprio a reencarnação de Vishnu, Gandhi, Einstein, Macgyver e Rambo, numa mescla perfeita que conjugasse todos as qualidades necessárias, para protagonizar semelhante epopeia.  E está visto que semelhante criatura seria uma caricatura demasiado cómica, para ser levada a sério. Até numa história ficcional. 
Mesmo nas última páginas, dá-se uma reviravolta que me faz rir de mim própria;- Bem feito, digo-me, é para aprenderes a não levares as coisas tão a sério. 

É uma história fantástica, muito bem escrita, que me aborreceu por vezes, me enojou (depois do Perfume, não tinha voltado a acontecer!), me repugnou (dispenso cenas violentas ou  descrição detalhada dessas cenas), me fez pensar, rir, mas também me comoveu e prendeu.

Não acredito que a vida de Pi deixe o leitor indiferente. É uma vida e tanto! Digo, um livro e tanto. 

Título: A Vida de Pi
Autor: Yann Martel
Pág.321
Editora: Editorial Presença 

Tenha uma óptima semana!