segunda-feira, 8 de abril de 2013

O mais internacional dos portugueses



Não, não é o Tony Carreira, que enche o Olympia em Paris. Nem sequer a Mariza, com muitos fãs no Japão. Ou mesmo Carminho, com a princesa Letízia de Espanha na plateia.

Buraka Som Sistema. Chama-se assim o grupo português mais internacional, que é ele próprio composto por dois portugueses, uma brasileira, um angolano e um moçambicano.
Não os conhecia, mas quando perguntei ao Duarte, ele respondeu-me com uma familiaridade descontraída: - Ah...Os Buraka? Sim, conheço.

Eu não quero ser daquelas mães que desconhecem totalmente a música que os filhos estão a ouvir. Daquelas mães desfasadas, porque "ai-que-horror-isso-não-é-para-mim". Quero conhecer os grupos, os cantores e as músicas, e dizer que gosto ou não gosto, com conhecimento de causa.

Os Buraka ( depois de ouvir algumas músicas e ler alguns artigos, acho que os posso tratar assim!) agradam-me pela representação da metáfora de 500 anos da História Portuguesa dos Descobrimentos.
Porque as letras deles são onomatopeias, entendíveis em todo o mundo, que não significam nada. E estou farta de letras com palavras que não dizem nada. Estas são mais honestas. N-a-d-a, apenas som.

Portanto, se quer acompanhar a playlist do seu filho, veja o vídeo que escolhi. Fui boazinha e optei por um sem graça. Porque os vídeos oficiais...nem queira saber. Afinal este é um blogue familiar. Fique por aqui.

Tenha uma óptima semana!