segunda-feira, 4 de março de 2013

Na minha cozinha não entra cavalo!


Via
Confesso que tenho assistido a esta última polémica sobre a carne de cavalo com alguma distância. 
Não porque me seja indiferente comer carne de cavalo, pensando que estou a comer carne de vaca. Apenas porque, como não comemos comida processada, me sinto a salvo desse risco.

Um aparte, só para esclarecer; não quero comer carne de cavalo porque não me interessa incluir na nossa dieta mais outro animal. Na verdade, estou em processo de retirar a carne da nossa alimentação, por isso a uso cada vez menos, e em menores quantidades. O objectivo é tornar a família vegetariana, sem o meu marido notar. Portanto...shiuu. Não digam nada em voz alta. Adiante.

Eu gosto de cozinhar de raiz. Sei o que comemos, e como é cozinhado. Gosto de produtos frescos e biológicos; aquela etiqueta "é caseiro" soa como música aos meus ouvidos. E tenho tempo para dedicar à cozinha, também é certo.

O tempo, ou a falta dele, é um argumento muito utilizado por quem costuma comprar comida pré-cozinhada. No entanto, a divulgação de receitas rápidas, saborosas e saudáveis, é muito acessível a quem tiver interesse em encontrá-las. Há montes de blogues que partilham receitas deste tipo, testadas por pessoas que trabalham fora de casa, e também têm falta de tempo. Gente real.

Para além da comida processada ser mais cara, é menos saudável; já sabíamos que continham aditivos artificiais, como conservantes, e agora tivemos conhecimento de que também é feita com ingredientes que nem sequer constam da etiqueta.  Parece-me que as pessoas pagam caro, para serem enganadas.

A sério que há quem queira continuar a comer essa porcaria?

Há acontecimentos que se tornam pontos de viragem, este pode ser um deles. O momento de assumir a responsabilidade da nossa alimentação, e da nossa família chegou.

Os aspectos positivos em controlar a nossa alimentação:

- Descobrir ou redescobrir o prazer de cozinhar. Preparar os alimentos para a família é uma forma de amor.
- Comprar local e produtos da época. Aqui não há enganos, o que vê é o que leva!
- Despender menos. Em vez de refeições feitas, compre os ingredientes e verá a diferença no talão de compras.
-Sentir-se saudável. Ao fim de algum tempo irá começar a sentir-se melhor, mais leve, mais em forma.
- Sentir-se livre. Não ficar dependente da verdade de grupos económicos. Ter a capacidade de ir para a cozinha e a partir de diversos alimentos, conseguir apresentar uma refeição.

Descobrir que cozinhar dá prazer, funciona como uma terapida, é uma verdadeira revelação.

Tenha uma óptima semana!