quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Como tornar crianças em bons leitores

Via Wook
Muitos pais se queixam  da luta que é fazer com que os filhos leiam. As alternativas à leitura são variadas, mas sobretudo os computadores, televisão e consolas, são os responsáveis por esse afastamento dos livros.

Quem não compreende este cenário que atire a primeira pedra! Os meus filhos foram incentivados desde pequeninos a ler, no entanto, têm tido algumas fases em que os livros são a última das opções. E mesmo assim, com muita pressão da nossa ( pais ) parte!

No verão, o filho de uma amiga dizia-me que não tinha vontade de ler, ao que eu lhe sugeri, os livros preferidos do meu filho, na altura: "Diário de um banana". Como estávamos numa Livraria, ele pegou num e leu algumas linhas. Conclusão, pelo Natal pediu de presente a colecção aos pais!

Parece-me que é algo cíclico, e por conseguinte, já tinha chegado à  conclusão que desde que voltem aos livros, ao fim de algum tempo, não está tudo perdido! Contudo, talvez estas fases intermitentes de não-leitura possam ser eliminadas, ou pelo menos encurtadas, se conseguirmos arranjar propostas de leitura que interessem às crianças.
Neste Natal, o Duarte recebeu de presente vários livros do Álvaro Magalhães, e apesar de eu não ter ficado propriamente optimista ao observar aqueles  livros ( por terem demasiadas ilustrações ), o Duarte pegou neles, voluntariamente, e leu-os de um só fôlego. De seguida, pegou noutros livros que estavam na estante, ainda novinhos em folha, desde o seu aniversário   ( em abril! ) e continuou com a leitura!

Ele próprio comentou, por várias vezes, que os livros do Álvaro Magalhães lhe despertaram o apetite pela leitura. E me pressionou para que saíssemos para comprar mais livros.

Eu realmente acredito que o melhor exemplo é aquele que nós, pais,  damos; dizer uma coisa e fazer outra, não funciona. No entanto, também não podemos ignorar a personalidade e outras distracções (ou tentações!) dos nossos filhos. Apesar dos meus filhos me conhecerem como leitora inveterada eu não consegui despertar neles esse amor incondicional pelos livros. Ainda.

Porque estamos a fazer progressos; e esta nova descoberta atesta que o caminho para esse amor aos livros também se faz com certos e determinados livros. Aqueles que os conseguem agarrar!

Agora vamos lá descobrir quais. Sugiro uma incursão pela Biblioteca e Livrarias; pegue em vários livros, escolhendo-os com as crianças, e sentem-se tranquilamente, a folhear e mesmo a ler algumas páginas. Veja que tipo de livro é do interesse das crianças, e aposte neles.

Depois disso, nunca deixe que lhes faltem livros!

Até breve.