sábado, 24 de novembro de 2012

Receita para o fim-de-semana: Bolo fofinho de limão

O meu marido fez-me prometer que postaria a receita deste bolo como "bolo da Teixeira"; porque lhe fez lembrar imenso o sabor do Biscoito da Teixeira. Feito. De certo modo.

Já lhe aconteceu querer fazer um bolo e não ter manteiga? A mim também. E não ter ovos? Mais complicado, mas a mim também. Este bolo não precisa desses dois ingredientes. E é vegano, embora eu tenho alterado uma coisinha. O aroma encheu a casa, e todos gostaram.

 Bolo Fofinho de Limão

Ingredientes:

3 chávenas de farinha de trigo
2  chávenas de açúcar cristal
3/4 de chávenas de óleo
2 colheres (café) de bicarbonato de sódio
4 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 1/2 colher (sopa) de vinagre branco
1 1/4 xícara de leite vegetal ( usei de leite de vaca!)
Sumo e raspas de 1 limão

Como fazer:

Misture os ingredientes secos e adicione o vinagre e a essência de baunilha. 
Amorne um pouquinho o leite vegetal e acrescente aos poucos o leite alternando com o óleo. Misture bem até formar uma massa homogênea.
Acrescente então as raspas e o sumo do limão. Esta massa não necessita do uso de batedeira, pois não é necessário bater muito, apenas o suficiente para misturar bem os ingredientes e homogeneizar a massa, que deve ser mais pastosa do que líquida. 
Unte uma forma com buraco no meio e leve ao forno pré-aquecido para assar por aproximadamente 40 minutos. 
Faça o teste do palito para ver se o bolo está bem assado.
 
A receita veio do Cantinho Vegetariano. 
 
Tenha um doce fim-de-semana!