quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Agora é que é: 10 coisas simples para uma casa feliz


Em seguimento do texto anterior, fiquei a pensar nas coisas simples que me fazem feliz em casa. Parece-me que dependendo da estação, as coisas podem mudar ligeiramente. No entanto, como estamos no tempo frio, a minha reflexão vai nesse sentido. 
Há pessoas que não apreciam estar em casa, eu gosto imenso, sou assumidamente muito caseira. 

Claro que sendo a casa um prolongamento, ou reflexo da pessoa que a habita, isto pode ser muito relativo. Portanto, partindo do principio que a casa está arrumada, com as camas feitas, e organizada, as dicas são as seguintes:

1º Decore com flores. 
Um arranjo ou uma jarra de flores, na entrada, na sala, ou naquela divisão da casa mais frequentada faz toda a diferença. Se tem flores no jardim não hesite em as cortar, ou então peça a algum familiar ou amigo, que tenha. Se tiver que comprar, pergunte na florista a durabilidade das flores, e opte por aquelas que ficam frescas durante mais tempo; porque as flores não são propriamente baratas.

2º Destaque objectos emocionais.
Uma das coisas que mais gosto depois das férias é rever as fotografias, dos sítios onde estivemos, dos amigos e familiares que encontramos;  revelar algumas fotos e distribuí-las pela casa, para as vermos quando passamos de divisão em divisão, vai trazer-nos sorrisos aos lábios sem sequer nos aperceber-nos. 
Um presente de alguém querido, também faz o mesmo efeito. A escolha é sua.

3º Faça bolos.
Obviamente os cheiros de cada casa são muito particulares. Fazem parte da identidade da casa. Os aromatizadores sintéticos não são muito do meu agrado, confesso, sou mais adepta dos aromas naturais. Um deles é o cheiro de bolo quente. Quando a minha família chega a casa, e logo na entrada eu os ouço a comentar: " Humm...que cheirinho!", estando eu a tirar algum bolo do forno, já sei que estão felizes por entrarem em casa. Não há melhores boas-vindas!

4º Invista em velas. 
As velas acesas proporcionam um ambiente único, mais relaxado, mais tranquilo. Romântico. Para além disso, quebram a rotina, se as usarmos à mesa, enquanto jantamos. Torna o jantar mais íntimo, e as conversas da família tornam-se quase sussurrantes. Não acredita? Faça o teste.

5º Disponha almofadas e mantas.
Estar sentado na sofá durante o outono e inverno, não é suficiente; para nos sentirmos aconchegados é fundamental ter uma manta macia e quente, e algumas almofadas confortáveis. Que devem estar sempre disponíveis, em cada sofá da casa. 

6º Tenha tempo.
Uma das coisas que se diz a respeito da casa, é que há sempre algo para  fazer; arrumar, aspirar, passar e dobrar roupa, as tarefas domésticas são infindáveis. Por isso mesmo, algumas pessoas não gostam de estar em casa. O segredo é: pare! 
A casa ainda não está perfeitamente limpa e arrumada, mas está razoável. Então, sente-se no sofá, estenda a mantinha nas pernas, ajeite a almofada e faça uma pausa; leia, veja um filme, ou durma uma sesta. Ou não faça nada, fique simplesmente parada, a desfrutar de fazer nada. 

7ºTenha um hobby.
Há passatempos que nos trazem grande satisfação, e além disso tornam-se úteis, como o tricô, o meu preferido, mas também o croché, a costura, etc. Ter um cesto com as lã, junto ao sofá, para tricotar um cachecol ou uma camisola, para oferecer no Natal, proporciona grande satisfação. 
Li recentemente que o tricô é uma terapia contra o stress e a depressão. Leia mais aqui.  

8º Compre bebidas quentes. 
Gosta de chá? Eu gosto imenso, e sendo do conhecimento geral,  é um presente que recebo tão frequentemente que nem tenho que comprar. No inverno sabe-me muito bem beber um chá a qualquer altura. Se prefere chocolate quente, compre daquelas misturas preparadas para juntar o leite, por ser mais prático. Mas tenha sempre na despensa, para que não tenha que dizer: apetecia-me tanto, mas não há!
Uma bebida quente em dias frios é muito reconfortante, aquece o corpo e alma. 

9º Jogos.
Os momentos em família são sempre bons, mas por vezes a monotonia instala-se, e uma forma de animar o espírito são os jogos; passar algumas horas à volta de um tabuleiro, a desenhar, gesticular, etc, é divertido e instrutivo. 

10º Casa com o mais importante.
A casa é o nosso refúgio, onde descansamos, convivemos e despimos a armadura que o exterior frequentemente nos exige. Então, o segredo para que a casa nos faça felizes, só nós o poderemos conhecer, transformando a casa naquilo que queremos.  
Cuidar da casa, investir em objectos que proporcionam conforto e identificação, tornando a casa um espaço convidativo, onde descansamos e nos divertimos, é investir em nós.

Até breve!