segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A vitimização da 3ª idade

Via
Nos últimos Invernos, a notícia dos idosos que vivem na solidão tornou-se muito frequente; não contesto que aconteça com uma grande franja da população idosa, o que não aceito é que os idosos sejam vítimas da solidão.

Pronto, larguei a bomba.
Mas deixem-me explicar o que penso sobre este assunto tão polémico.
Segundo o que tenho visto, muitos idosos que vivem isolados estão apenas a viver em consonância com aquilo que foram durante a vida activa.

Pessoas egoístas, com muito mau-feitio, desconfiadas, que entraram em conflito com família, amigos e vizinhos, acabam naturalmente isoladas de todos. Quem está para aturar pessoas destas?! 
Aliás, tenho visto este tipo de pessoa, a preparar o terreno para viverem sozinhas durante a terceira idade; ainda não se deram conta, pois estão no mercado de trabalho, têm condições físicas para sair de casa e conviver com outros; porém, quando a situação mudar, não acredito que estes companheiros circunstanciais os procurem.

Não creio que pessoas que educaram os filhos com amor e cuidados, sejam deixadas ao abandono. Pode até acontecer, mas serão a excepção.
Assim como são excepções, as pessoas idosas que vivem em aldeias que entretanto foram abandonadas, seja por emigração, seja por morte dos habitantes mais velhos. Esses casos são realmente dramáticos, e a solidão dessas pessoas, de facto, muito desoladora. Contudo, nos casos que ouvimos na televisão, os idosos normalmente vivem em centros urbanos, em prédios, com vizinhos ao lado.
Não me parece que a indiferença das pessoas da cidade seja pretexto para justificar estas situações.

A solidão, por si mesma, não faz vítimas; as pessoas é que se vitimizam, isolando-se, numa forma de viver egocêntrica, virando costas a tudo e todos. Por isso, não será de estranhar quando a sociedade lhes responde da mesma forma. 

Tenham uma óptima semana!