sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Receita para o fim-de-semana - Bolo de Oreos


Este foi o bolo de aniversário da Letícia, para a festa da família. Já estavam a estranhar que eu não referisse a festa, não? Aguardem que ainda agora comecei, há outra festa amanhã.

Ela queria um bolo "diferente e muito bom"; penso que o desafio foi superado, todos - e este todos dá cerca de 20 pessoas! - acharam-no sensacional.

Encontrei a receita no Kraft Foods mas sabem como são as norte-americanas, adoram uma base de bolo embalada! Já eu, sou mais à antiga portuguesa, e fiz o bolo de raiz, por assim dizer. 


Bolo de Oreos

Ingredientes:
6 ovos
2 chávenas de açúcar
2      "           " farinha
3/4   "           " manteiga amolecida
Um pacote de natas
125 gr de chocolate em pó Imperial
Uma caixa de Oreos

Como fazer o bolo:
Bater muito bem as gemas com o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado. Adicionar a manteiga, as natas, o chocolate em pó e envolver tudo muito bem, entre cada adição. Acrescentar a farinha, e por fim as claras, bem envolvidas, e meia embalagem de Oreos, esmagados grosseiramente. Envolver tudo, e levar ao forno, em forma untada e enfarinhada.

Para o creme:
Um pacote de natas
Uma embalagem de queijo-creme
3 colheres de sopa de açúcar
Meia embalagem de Oreos, esmagados groseiramente

Como fazer:
Bater as natas com o açúcar até ficarem firmes, mas não demasiadamente. Acrescentar o queijo-creme, envolver, e por fim os Oreos  ( usei a 1-2-3). Reservar.

Cobertura:
100 gr de chocolate em barra Imperial
60   "   de manteiga amolecida
Uma chávena de leite morno

Como fazer:
Derreter no micro-ondas o chocolate; juntar-lhe a manteiga, envolver até ficar uma massa uniforme, e acrescentar o leite, envolvendo sempre até ficar um creme macio. 

Montagem: 
Abrir o bolo a meio, e barrar com o recheio abundantemente. Cobrir com a cobertura de chocolate, e decorar com aluns Oreos esmagados.

Tenha um doce fim-de-semana!