quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Visita às gravuras rupestres


Há já algum tempo que tinha muita vontade de ver as gravuras rupestres de Foz Côa. Quer dizer, estas gravuras  foram feitas na infância da humanidade, já imaginou?
" Datadas do paleolítico superior,  são o mais antigo registo de actividade humana de gravação existente no mundo";  e estão cá, em Portugal! Não é impressionante?! Eu acho.


A visita deve ser marcada com antecedência, e pode ser  para o Turismo local, que é um pouco mais económico, porém, também fica lotado mais depressa, ou para uma empresa particular, sobre quem recaiu a nossa escolha, cujo contacto nos foi dado pelo Turismo.

Para visitar as gravuras do Côa, seguimos para Castelo Melhor e aí numa aldeia minúscula, fizemos a visita guiada de jipe.
A viagem é curta, e um pouco turbulenta, caminho de pedra pela serra, mas com vistas deslumbrantes. No entanto, suspeito que essa parte foi a mais sensacional para os meus filhos. Se bem que, também apreciaram bastante quando o guia lhes pediu ajuda para exibirem o manual !


Já no local, o guia mostrou-nos as gravuras, e com ele foi, de facto, muito mais fácil identificar os animais, que por vezes se sobrepõem, tornando a imagem mais complexa.

Parece que existem no vale do Côa, milhares de gravuras, porém nos vimos apenas três painéis; há ainda o Museu, onde se podem admirar muitos artefactos retirados do Vale, mas que já não tivemos tempo de visitar.


Achei sobretudo muito interessante a conversa que estabelecemos com o guia, pois como se sabe muito pouco do significado das gravuras, tudo fica em aberto. Sendo eu uma confessa apaixonada por enigmas, imediatamente me aventurei na exposição de diversas teorias:
- Será que era marcação de território?
- Será que era uma mensagem para outros povos nómadas, dizendo que tipo de caça encontrariam no local?
- Ou seria uma espécie de "oração", pedindo abundançia na caça?
- Ou então, agradecimento pela abundância?
- Ou simplesmente...expressão de arte?!

Tudo isto pode dizer imenso sobre uma fase da humanidade, que consideramos extremamente primitiva;  por isso é tão fascinante.

A especulação que se estabeleceu entre o nosso pequeno grupo foi  muito engraçada, o ambiente entre nós muito descontraído, proporcionando a todos uma experiência muito agradável.

Por tudo isto aconselho muito a visita! Se lá for, passe pelo Paleolítico, um café da aldeia, onde pode comer um gelado e comprar excelentes amêndoas locais a preço da chuva. E mel. E vinho. Tudo muito bom!

Até breve!

Mais informação aqui.