segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Férias de praia

Este verão seguimos o conselho do primeiro-ministro e fizemos férias em Portugal. Foi só por isso! Mai nada!
As crianças não tinham ainda passado férias de verão no Algarve, e estavam muito interessadas. 

A última vez que lá estivemos foi durante as férias de Páscoa, há 4 (?) anos. Portanto, estavam muito animados com a perspectiva, porque é um dos destinos preferenciais dos amigos e eles achavam que deveria ser muito bom fazer férias de praia, para variar. 

Sinceramente, e com algum desapontamento meu, as crianças estavam contentes com o facto de não fazermos férias culturais, este ano. Que o programa fosse apenas praia, piscina e Aquashow, sim este último era incontornável. Assim como a Kidzania, durante a nossa viagem.

No entanto, o Algarve não é somente praia. Aliás, foi onde passamos menos tempo, porque há tanto para ver! Já conhecíamos o Algarve de barlavento a sotavento, todas as cidades, todos os museus, castelos e ruínas.Ou quase.

Portanto, passeamo-nos pelas cidades, pela serra, pelo mercado de Olhão - Sábado de manhã a não perder: um verdadeiro festival de cores e odores! Só lamento não ter encontrado a farinha de alfarroba, como é que é possível?!

E uma tarde, porque afinal as crianças sentiram saudades de "museus", foram ao Centro Ciência Viva de Faro, onde observaram e participaram de diversas experiências.


Gosto imenso de admirar as casas algarvias. Tão bonitas nas suas cores alegres, o azul do céu e o amarelo do sol, a debruar janelas e portas. Tão diferentes das nossas. Se eu vivesse no Algarve seria numa casa dessas. E as flores? Parece que lá são mais coloridas e vibrantes. E o peixe? Comi o melhor arroz de marisco da minha vida, uma delícia.

Conhecemos uma figura muito simpática em Olhão, o Sr. Jardim, que nos contou as suas aventuras no Norte, terminando com uma frase marcante : "abençoado Norte!".

E como para os meus filhos estas foram as melhores férias de sempre, vou retribuir em nome deles, dizendo: abençoado Algarve!

Tenha uma óptima semana!