sexta-feira, 8 de junho de 2012

Receita para o fim-de-semana: Donuts caseiros


O Duarte adora Donuts! Está sempre a pedir-me que compre, quando vou ao Jumbo, pois gosta imenso dos que lá fazem. Entretanto, lembrei-me que talvez os conseguisse fazer, e como quem procura, acha, acabei por encontrar uma receita, óptima, com um passo-a-passo muito bem explicado, no Delicia, o playground culinário de Marisa Ono. 
Gostamos imenso, e mesmo a Letícia que não gosta nada dos comprados, gostou muito destes. Rendeu cerca de 30 Donuts. 
 
Donuts caseiros

Ingredientes:
240 ml de leite
65 gr de açúcar
1/2 colher de chá de sal
2 ovos
75 gr de manteiga
1 colher de chá de essência de baunilha
500 gr de farinha
fermento

Como fazer:
Coloque na MFP todos os ingredientes, seleccione o programa de massas e deixe trabalhar cerca de 5 minutos, ou até ficar tudo bem misturado. 
Verifique se a massa está com uma consistência semelhante à do pão, é assim que deve estar; se estiver colante, acrescente mais alguma farinha, e deixe amassar mais um pouco. Desligue a máquina.
Coloque película aderente na cuba, e deixe repousar 1hora, para a massa aumentar de volume, para o dobro. 
Coloque a massa na bancada, e divida em 4 partes iguais. Estique com o rolo cada uma dessas bolas, e corte círculos com um copo grade, e círculos pequenos, no interior da rodela, fazendo assim uma argola. 
Coloque num tabuleiro os donuts, cubra com um pano, e deixe repousar mais meia hora, para aumentarem de volume.

Frite em óleo quente ( mas não demasiado, para não queimar, como me aconteceu com alguns!), escorra em papel absorvente, e passe por açúcar. 

Muito mais fácil do que supunha.
Se quiser decorar com chocolate, entre no link da Marisa Ono.

Tenha um doce fim-de-semana!

Update: Fiz a receita e dividi em três bolas; usei uma e congelei as outras duas. Posteriormente descongelei cada uma delas, e voltei a fazer donuts! Muito prático. Ficaram perfeitos!