segunda-feira, 11 de junho de 2012

Comida divertida para crianças

Depois da brincadeira dos Angry birds, tenho-me divertido a criar algumas figuras com outros alimentos, e acreditem ou não,  isso influencia o apetite dos pequenos!
Quem disse que os olhos também comem, sabia o que dizia. Na realidade o paladar varia de pessoa para pessoa, portanto, de criança para criança, e segundo li, as papilas gustativas, só ficam completamente desenvolvidas por volta dos 12 anos.

Como com os restante sentidos, devemos ajudar a desenvolver o paladar das crianças, e uma estratégia interessante é exactamente investir na apresentação dos alimentos.
Não que seja necessário convencer as crianças a comer panquecas, porque essas vão em todas as formas, até as mais "infelizes" se aproveitam, mas fica giro!

Já a fruta... tenho cá em casa uma menina que só gosta dela em quantidades minúsculas. Portanto, se em vez de fruta, lhe for servido dois carros, feitos de maçã e cerejas a história já é outra!

Quanto ao Duarte, que não se faz rogado ao comer fruta, por vezes também tem as suas esquisitices. Estes dias perguntou-me que fruta poderia comer, como sobremesa, ao que eu lhe sugeri "pêra".
- Pêra?! Não me apetece, é uma fruta tão comum. Apetecia-me outra coisa!

Vai daí, a pêra entra num processo metamorfose quase instantânea, enquanto resmunga:
- Quoi? Je ne suis pas banale! Je suis une poire Guillaume, et je veux être mangée par toi!

E mesmo sem falar francês, o Duarte percebeu tudo. E tudo comeu!

Sim, os olhos comem, e os olhos de criança comem primeiro a comida divertida.

Tenha uma óptima semana!