sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Receita para o fim-de-semana: Sopa do Rogério

Desta vez é uma sopa! O tempo frio pede confort food. Se pede...
Estava eu a fazer zaping distraidamente, enquanto pensava que tinha que fazer uma sopa, quando entre canais ouvi qualquer coisa como " a receita da sopa". Voltei para trás, era o programa da Conceição Lino, e o convidado o Rogério Samora; ela dizia que o actor não sabia cozinhar mais nada, e portanto vinha ali ensinar a fazer a sua sopa. 
Pensei com os meus botões : " Deve ser boa, deve", mas deixei-me ficar, por curiosidade, a ouvir a receita. Comecei a ficar motivada, e como tinha todos os ingredientes, resolvi experimenta-la.

E pronto! Tive que rejeitar o meu pensamento precipitado sobre a Sopa do Rogério, porque a achei simplesmente a melhor sopa dos últimos tempos! Deliciosa! Comi dois pratos, e só não repeti a terceira vez porque a minha família já me lançava olhares estranhos. Mas que com aquela sopa eu fazia um festim, fazia! Entrada, sopa e primeiro prato. 
E tão simples. Para principiantes!

Sopa do Rogério
Ingredientes:
1,5 lt de água
azeite q.b.
uma cebola picada
três dentes de alhos picadinhos
uma courgete cortada em cubos, com pele
dois pés de alho francês, cortado às rodelas
duas cenouras grandes, cortadas às rodelas
duas batatas médias aos cubos

Como fazer:
Cobrir o fundo de uma panela com azeite, juntar a cebola picada e os dentes de alho; deixar alourar e acrescentar todos os restantes vegetais, envolver um pouco com a colher, e cobrir com a água quente. Esperar para levantar fervura, e temperar com sal a gosto. Baixar a temperatura e deixar cozer cerca de 40 m. 
Passar com a varinha grosseiramente, de modo a que fiquem alguns pedaços dos legumes.
E servir!

Tenha um ótimo fim-de-semana!