segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Os Novos Rurais - E os de outrora

- A fé é outra fonte da minha força. Em casa, a Bíblia nunca está longe do fusil.
Há pessoas no mundo que conseguem viver a vida que desejam; Mason* e a sua mulher, Orpha-Lee, são um desses casos raros. Escolheram viver em plena floresta, sem vizinhos nas proximidades, vivendo do que caçam e cultivam. 
Sem carro, nem aparelhos eléctricos - a única concessão à modernidade é o frigorífico a gás- a vida que levam não é fácil, mas é simples. E nessa simplicidade de ver as horas passar sem stress, sem horários rígidos para cumprir, sem contas para pagar, eles encontraram um equilíbrio perfeito que lhes permite observar as plantas crescerem, escutar o som dos animais, assistir ao ritmo natureza, e viver em harmonia.  

Mason e Orpha-Lee alfabetizaram os filhos em casa, tal como o pai tinha feito com ele, mas estes não resistiram aos apelos da vida moderna, e mudaram-se para a cidade mais próxima. As noticiais que trazem, nas suas visitas constantes, fundamentam ainda mais a convicção dos pais, de que a vida moderna aprisiona as pessoas, torna-as infelizes e dependentes de fármacos, drogas e psiquiatras. 

Mason e Orpha-Lee são o "rosto" de um grupo crescente nos estados Unidos, os chamados  "ghost"; eles não tem número da Segurança Social, nem  conta no banco. Estão à parte do sistema. E isso torna-os imunes às oscilações do dólar, das ações, e sobretudo livres dos créditos, já que praticamente não necessitam de dinheiro.

Sem dúvida que deve ser extremamente gratificante conseguir semear e plantar legumes, frutas e cereais, e criar animais para nos alimentarmos. Construir uma casa com as nossas mãos, e costurar as nossas roupas. Essa capacidade de ser bem sucedido no seu próprio provimento e da família recua a tempos longínquos, quando o homem era obrigado a faze-lo.
Atualmente, muitos estão a regressar a esse modelo, seja por obrigação ( a vida nas cidades está a tornar-se mais violenta e mais cara ), seja pelo apelo interior que sentem, ao retorno a uma existência simples.

Estes dias, li algures, um artigo sobre o movimento de mudança de pessoas da cidade para o campo - os Novos Rurais**; dizia que cada dia que passa esse número aumenta, e que muitos citadinos ainda não deram o passo, mas estão desejosos de o concretizarem. E lembrei-me de Mason - the last mountain man, como a mulher lhe chama. Um homem de fé e coragem. E um exemplo que se torna cada vez mais inspirador.

Tenha uma ótima semana!

* Paris MatcH, setembro de 2011 - Il était une fois dans les apalaches.

**Novos Rurais é o nome criado para designar uma nova classe de pessoas que, tendo nascido na cidade, optam por viver no campo. Geralmente são amantes do campo. Tendem a aproveitar o melhor de ambos os mundos e "levam" algum do conforto que têm na cidade para o campo.