quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Novos usos para os citrinos

Há ocasiões em que tenho que comprar limões, mas quando chega a época deles, e todos começam a oferecer-nos não sei bem que uso lhes dar. Apesar de gostar imenso, e de os usar, acho que desta vez não conseguirei ter uso para tantos. Além dos limões também nos teem oferecido laranjas e tangerinas. Tudo delicioso, porque são frutos caseiros, mas quando servem apenas para sumos e tempero, torna-se difícil "escoar" o stock! Então fui investigar que outros usos poderia dar-lhes, antes que se estraguem.

1. Casca: Convém cortá-la superficialmente, porque a parte branca que fica entre a casca e o fruto é amarga, por isso aconselho o descascador. Altamente perfumada, é utilizada para fazer chás, aromatizar compotas ( como a casca de laranja no doce de abóbora), dar sabor aos bolos de laranja ou limão. Inspirada por estas ideias, hoje aromatizei o arroz seco que fiz para o almoço, com raspas de laranja. Sucesso total, todos adoraram!

2. Azeite aromatizado: Misture uma chávena de azeite, raspa de duas laranjas e de seis limões. Coloque num frasco esterilizado e deixe repousar cerca de uma semana. Usar em molhos para saladas, maionese, e temperar assados. Vou fazer! 

3. No champanhe: Segundo Sir Philip, duque de Edimburgo, o champanhe casa bem com a laranja, e vice-versa; por isso, experimente juntar sumo deste citrino a uma taça de champanhe, e desfrute do "casamento perfeito"! Com certeza testarei.

4. Na salada:  Corte duas laranjas em cubos pequenos, misture com dois tomates também assim cortados, uma pitada de pimenta, tempere com sumo de limão e coentros picados. Coma bem fresca, com couscous quente e vegetais grelhados. Parece-me bem!

5. Açúcar aromatizado: coloque açúcar num frasco com tampa, e junte algumas raspas de laranja, ou limão. Utilize para adoçar o chá, ou café. Também serve para um presente rápido. Veja aqui.

6. Congelado: Esprema o sumo dos limões para as cuvetes de gelo, e deixe no congelador. Quando precisar é só tirar um cubo, para temperar ou fazer uma limonada!
Para obter o máximo do sumos dos citrinos deve-se rolá-los com a mão, numa tábua, ou aquece-los ao de leve, deixando-os num recipiente de água quente, ou forno, uns dois minutos. O sumo deve ser consumido no mesmo dia. 

7. Centro de mesa: Disponha-os ao seu gosto numa taça bonita, e deixe que decorem naturalmente a mesa da sala, da cozinha, ou da copa.  

8. Para fazer arranjos: corte as laranjas às rodelas, e leve ao forno, em tabuleiro, forrado a papel vegetal, para assar. Faça um arranjo de flores, paus secos e pendure as laranjas com fio Norte. 

Mais alguma ideia?

Até breve!

Actualização, com contributo das leitoras:
9. O suco de limão serve para dar brilho ao cobre e prata. Assim como a casca, se fervida, tira as marcas de água interna das chaleiras.

10. Na culinária, usamos para retirar a baba do quiabo e neutralizar o sal dos alimentos, quando nos excedemos e salgamos demais. Neste caso, basta pingar algumas gotinhas e retornar ao fogo. 

11. Em frituras, colocar uma lasquinha da casca no óleo, para que não empeste o ambiente com o cheiro. 

12. Lavar  as mãos com limão depois de  lidar com peixes ou alimentos que impregnam.

13. Antigamente, as mulheres faziam peeling natural no rosto e corpo, utilizando suco de limão misturado com açúcar cristal. A pele fica fininha e macia. 

14. Se você vai fazer massa e não tem certeza se foi usada farinha gran duro, coloque na água fervente 1/2 suco de limão que a massa não vai grudar uma na outra.

15. Para retirar manchas esbranquiçadas de azulejos, vidros e metais, misture para cada litro de água, 200ml de suco de limão em um borrifador.

16. Para tirar ferrugem de roupas.

17. Anti-bacteriano: chupar limão com sal, previne dores de garganta, gengivites e laringites. ( - Obrigada, Luma!)

18. Aromatizador da lareira: atirar as cascas para o lume, já fraco, deixa na sala um aroma a citrinos muito agradável. ( - Obrigada, Sónia!)

19. Desodorizante da máquina da louça: Colocar meio limão na máquina, em funcionamento. ( - Obrigada, Paula M.!)