quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dica de leitura infantil - Gerónimo Stilton


Quando o Duarte estava no 3º ano recebeu de presente de Natal, um livro, intitulado "Geronimo Stilton - O manuscrito misterioso". O título nada nos dizia, assim como a personagem, que entretanto ficou mais divulgada através dos desenhos animados, e portanto pensamos que seria apenas  "mais um".

Porém,  assim que o Duarte começou a ler o livro, o entusiasmo pela leitura foi notório; não precisávamos de o lembrar para ler - porque como muitos pais sabem, a leitura fica para último, depois do pc, televisão e PS- espontaneamente pegava no livro e lia. 
Depois desse muitos se sucederam, a coleção foi crescendo a propósito de aniversários, e prémios pelos "excelentes" nos testes. 

Como a professora do Duarte permitia que as crianças levassem livros para a sala de aula, para lerem quando terminavam os trabalhos antes dos outros, os coleguinhas de turma foram pegando no livro do Duarte, lendo algumas linhas e ficando com interesse. Começou a "moda do Gerónimo Stilton"; todos os meninos e meninas o liam. Vários começaram a fazer a coleção.
Isso deve ter chamado a atenção da professora, que ao analisar os livros concluiu que poderiam ser um elemento complementar à Língua Portuguesa, de uma forma lúdica.
Organizou então uma pequena biblioteca de sala, dedicada aos livros do Stilton, que passaram de mão-em-mão. 
Posteriormente, a professora contou-me que estes livros ajudaram imenso os alunos  a redigirem composições, e a dominarem a técnica do diálogo. 

Os livros são divertidos e inteligentes, uma combinação perfeita para os pequenos leitores, que infelizmente se torna cada vez mais difícil de encontrar, na literatura infanto-juvenil atual.

Quando a leitura se tornou cada vez mais rápida, a ponto do Duarte ler um livro numa tarde, e posteriormente, ler o livro de rajada, decidi que estava na altura de mudar para outra coleção; com mais páginas! Mais letras e menos desenhos!

"Gerónimo Stilton", é publicado pela Editorial Presença.
Cada livro tem cerca de 100 páginas, e custa 8,50€.
A coleção tem vindo a crescer, vai atualmente no nr 46.

Site: http://www.geronimostilton.com

Fica a dica!
Até breve!