terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Espírito de Natal, onde estás tu?

Via Craftily Ever After
Tenho ouvido, e lido, algumas pessoas a queixarem-se de que não estão ainda a sentir o "Natal". Que não lhes apetece fazer a decoração, nem comprar os presentes. Aliás, até se sentem incomodados pela música natalícia na rua, e a decoração das montras.

Reconhece-se nesta descrição? Nesse caso, tenho um segredo para lhe contar. Não é na decoração de Natal, nem na música, nem nos presentes comprados e embrulhados de festa, que vai encontrar o espírito de Natal.
Ele não está lá fora. Está cá dentro; dentro de nós. Só precisamos de o despertar. E como? Pergunta-me você, que já tentou o despertador dos famosos jingles natalícios, e tudo o que se lembrou de usar.
Doando. É tão simples que até parece que não funciona, não é? Mas eu sei que sim. 

Faça uma lista de pessoas a quem gostava de agradecer, por serviços prestados ao longo do ano. Comece por aqueles habitualmente esquecidos; lixeiros, varredores, funcionário da EDP, funcionário da empresa da Água e Saneamento. Aquela empregada da frutaria, peixaria e mercado, que a atende tão bem, e já conhece os seus gostos, aconselhando o mais fresco, o mais biológico.
Aos vizinhos do lado, que ao longo do ano foram importunados pelo barulho das suas festas familiares, aos vizinhos de baixo que ouviram os seus saltos, fazendo um toc-toc irritante,  a horas impróprias.
Acrescente à lista quem achar que deve, e prepare os presentes. Não interessa o valor, apenas o gesto que representa reconhecimento e agradecimento. E dê!

Duvido que a partir daí não sinta o espírito de Natal. 

Pode ainda tentar fazer o seu próprio Presépio, afinal foi onde tudo começou! Siga o link do Craftily Ever After!)

Até breve!