sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Receita para o fim-de-semana: Tarte de limão

Deram-nos um saco de limões. Bem amarelos, caseiros e frescos. Mas tantos...Conhece aquela expressão "Quando a vida te dá limões, faz uma limonada"? Se estiver calor também aconselho, mas não sendo o caso, acho que prefiro uma tarte! 
Gostamos muito desta receita, mas as crianças nem por isso. O meu marido disse que lhe fez lembrar o Fizz, aquele famoso gelado da Olá. Não está mal lembrado, não, é um clássico!

Tarte de Limão
Ingredientes para a massa: 
200 gr de farinha com fermento
125 gr de manteiga amolecida
1 colher de sopa de açúcar

Como fazer:
Juntam-se todos os ingredientes, que se misturam, sem trabalhar muito a massa. Untar com margarina, e polvilhar com farinha, uma forma de fundo amovível, e forrar com a massa. Furar o fundo com um garfo. Aguardar.

Para o creme:
2 ovos
150 gr de açúcar
150 gr de amêndoas raladas ( não pus!)
100 gr de natas
3 limões

Como fazer:
Bater os ovos inteiros com o açúcar, as amêndoas ( que não pus), as natas, a raspa e sumo de um limão, e deita-se tudo dentro da tarteira já com a massa.
Vai ao forno moderado, aproximadamente 25 minutos, até a massa e o recheio ficarem cozidos. 

Entretanto, cortam-se os restantes limões em rodelas de meio centímetro de espessura, que se cozem numa calda de açúcar espessa ( 200 gr de açúcar com meio copo de água), durante mais ou menos 15 minutos. Retiram-se as rodelas da calda, que se colocam no tarte, para decorar, e deixa-se ferver a calda até ficar espessa. Deita-se por cima de tudo, para lhe dar um aspeto vidrado.

A receita é do livro "Tesouro das cozinheiras", de Mirene, mas bastante adaptada; a receita da base é minha ( sai sempre bem, e é boa), retirei as amêndoas porque queria que o limão fosse "o sabor", e na decoração também optei por rodelas frescas de limão. Achei muito prática, pois vai tudo em cru ao forno, o que normalmente não acontece.

Tenha um ótimo, e doce fim-de-semana!