sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Receita para o fim-de-semana: Rabanadas

- Já?! Perguntará quem me lê, - Mas que bicho terá mordido à Fernanda, desta vez?!
- O espírito do Natal, responderei eu. Se é que se lhe pode chamar "bicho". 

A receita de rabanadas que faço era da minha avó paterna, e normalmente recebo imensos elogios, modéstia à parte. Cá em casa gostamos tanto, que costumo congelar dois cacetes grandes, que corto ao meio, para fazer rabanadas durante o ano. O meu marido diz que é quando melhor lhe sabem. Eu digo que me sabem sempre muito bem. Tradicionais na véspera de Natal, e indispensáveis ao pequeno-almoço de Natal. Mesmo em agosto. Sim..., em pleno verão. Nunca experimentou? Não sabe o que perde. 

Rabanadas
Ingredientes:
Meio cacete ( rende doze rabanadas. E tem que ser este pão especial)
Dois ovos
1 lt de leite
Casca de limão
Pau da canela
Açúcar e canela em pó

Como fazer:
Preparar tudo, antes de começar a fritar as rabanadas; aquecer o leite, com uma casca de limão e o pau de canela. Bater os ovos muito bem, num prato fundo. Colocar num prato fundo o açúcar e canela, bem misturados. Forrar uma travessa com papel de fritos. Colocar uma sertã ao lume, com óleo.
Cortar o pão em fatias, da grossura de um dedo.
Deitar o leite bem quente num prato, e mergulhar as fatias de pão, dos dois lados, para o pão ficar bem embebido. Deixar escorrer um pouco, e passar para o prato do ovo batido; envolver de ambos os lados, e colocar na sertã a fritar, estando o óleo quente, em lume médio. 
Quanto as fatias obtiverem uma cor dourada, retirar do lume, e deixar escorrer na travessa com o papel de fritos. Envolver de seguida, no açúcar e canela. Colocar na travessa e servir!

É muito fácil e rápido, acho eu, que as faço num instantinho. E num instantinho, comidas são!

Tenha um bom fim-de-semana!