segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dica de leitura - Na corda bamba

via Asa
Por vários motivos Joanne Harris é uma das minhas autoras preferidas, entre os quais se encontra a sua predileção por França; todos os seus romances se passam nesse país, que é também um dos meus países diletos.

A narrativa de "Na corda bamba" começa em Julho de 1610, fazendo uma retrospectiva de cinco anos pela voz da personagem principal, Juliette. A partir de determinado momento uma segunda voz vem assumir igual papel de narrador, sendo igualmente personagem principal, no drama que se inicia.
No momento em que Juliette faz esse flashback, já não é a celebre bailarina funâmbula de outrora, mas uma pacata irmã, levando uma vida simples, numa  pacata abadia, quase afastada da civilização. Da sua antiga vida, resta-lhe Fleur, a sua filha de 5 anos, cuja presença lhe recorda nos momentos de nostalgia, a conveniência daquela existência, longe de tudo e todos.
Porém, acontecimentos não resolvidos do passado batem à porta de Juliette, pela mão de LeMerle, o vilão da história, que força Juliette a aliar-se a ele, utilizando a filha como ameaça, na execução de um plano maquiavélico de vingança. 
No entanto, a aprendiza acaba por superar o mestre, na arte do ludibrio, frustrando-lhe os planos, desvendando a vida misteriosa do vilão, e proporcionando um final inesperado. 


Não é o meu livro preferido da Joanne Harris. Não foi tão surpreendente como habitualmente é, nem me prendeu à leitura como das outras vezes. Mas suponho que depois de Cinco quartos de laranja, a fasquia da expetativa seja quase sempre defraudada. 

Tenha uma ótima semana!