quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dica de Leitura: "O miúdo"

Esta história é autobiográfica, e embora goste bastante de biografias, as autobiografias deixam-me sempre bastante desconfiada sobre a isenção do autor. Porém, a mãe que sou não resistiu à temática da infância. E embora o livro relate o percurso de Kevin até à idade adulta - atualidade- demora-se mais nos primeiros anos de vida do autor. Que para mim, são os anos que formam o carácter da pessoa, portanto os mais importantes.
Chocou-me que nos anos oitenta, num pais como o Reino Unido, uma situação de negligência e abuso, dentro da família de Kevin tivesse escapado aos Serviços Sociais. Admirou-me imenso saber que assistentes sociais, e policias, tenham preferido ignorar os pedidos directos, e indirectos, de uma criança sub-nutrida, e mal-tratada. No entanto, sei que ainda atualmente existem muitos assistente sociais que se formaram  apenas para ter uma profissão, e não por vocação. E a diferença revela-se na forma como lidam com estes casos. Muito triste, porque aqui a matéria-prima é humana. 

Aconselho a leitura, porque apesar de nascer no seio de uma família extremamente  complicada, e de ter enfrentado tantas adversidades, Kevin Lewis, nunca se conformou com o destino que lhe estavam a traçar. Errou muito, perdeu-se, mas também lutou e reagiu, acreditando sempre que poderia ter uma vida melhor. Que merecia uma vida melhor. 
Aconselho porque se trata de uma história de superação, um exemplo inspirador, que merece ser divulgado. 
Boas leituras e até breve!


" O miúdo"
Autor: Kevin Lewis
Editora: Bertrand
215 páginas