sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dica de leitura: "O Salão Dourado"

A primeira história de mulheres na Bíblia, é sobre Ester. Nascida Hadassa, e judia, perde os pais muito pequena, e fica entregue aos cuidados do primo Mordechai, que exerce um cargo importante na administração do reino persa. 
A história de Hadassa muda radicalmente no momento em que o rei Xerxes destitui a rainha Vasti, por esta se ter negado a comparecer perante si, e um grupo de homens embriagados, num banquete. Hegai, o eunuco responsável pelo harém real, reúne então uma série de jovens que foram retiradas às suas famílias, e imediatamente nota que Hadassa - a partir desse momento Ester- sobressaí pela sua beleza.

Deste modo, a concubina Ester passou a favorita do rei, tornando-se sua rainha. Porém, Ester tinha omitido a sua origem, pois ser judia no reino persa poderia ter mudado o seu destino. O seu segredo é revelado apenas quando Hamã, o braço direito do rei, e inimigo de Mordechai traça um plano para o aniquilar, juntamente com o povo judeu, que vivia exilado no reino de Xerxes. 
Ester comparece perante o rei sem ter sido solicitada, o que lhe poderia custar a vida, e faz com que este conceda aos judeus forma de se prepararem contra o ataque de que iriam ser alvo. 

A Bíblia dá-nos a imagem de uma mulher altruísta, que coloca os interesses do seu povo, acima dos seus próprios; que aceita a vida tal como se lhe depara, como sendo um plano de Deus para desempenhar um papel maior na história dos judeus. 

Este romance dá-nos a imagem de uma mulher mais mundana, e mais sensual. Não me convenceu totalmente acerca da sua inteligência e sensatez sempre tão elogiadas; durante todo o livro esperei pelo momento em que Ester daria mostras de uma personalidade extraordinária. É, contudo, uma história bem escrita, muito fluída, que se lê rapidamente. O quadro histórico é bastante interessante, e detalhado.

Aconselho, é uma ótima leitura de verão! Ou para quem simplesmente procura uma leitura leve. 

Tenha um bom fim-de-semana!

"O Salão Dourado", por Rebecca Kohn
274 páginas
Edições Saída de Emergência