segunda-feira, 11 de julho de 2011

A angústia das férias


Como poderá alguém ficar angustiado com férias? Possivelmente perguntarão; bem, acredito que nesta época, de crise, muitos estarão realmente angustiados, porém desta vez falo de  uma sensação que muitas mães sentem - a angustia de se libertarem dos filhos nas férias. 
Se altura do ano há, em que se proporcione maior liberdade, e programas às crianças, é esta - verão, férias grandes!

Há dias, ao ler um texto da Ana  empatizei totalmente com a preocupação, e angústia dela, perante a ida do filho para a praia com a família de um amiguinho, por uma semana. Frequentemente a angústia é só nossa; as crianças partem alegremente, entusiasmadas com o convívio fora de casa, com a aventura que é ficar na casa de um amigo, ou familiar. Nós é que ficamos; a casa fica mais vazia e silenciosa. Nós é que nos preocupamos, porque ninguém, achamos nós, toma melhor conta dos nossos rebentos do que nós mesmas. Ninguém imagina vê os imensos perigos que pairam ameaçadoramente, como nós.  Ninguém os protege tão bem.

E logo de seguida, o meu filho, nada dado a estes convívios longe da casa familiar e sempre muito relutante à ausência dos pais, se convida a ele mesmo, a passar um fim-de-semana, prolongado, é preciso dize-lo, na praia com os tios, e primo. Perante a minha estupefação, o saco foi feito em minutos, e partiu muito afoito, com dois beijos apressados, sem olhar para trás. Tal e qual! Zás trás!

Sendo a primeira vez que o meu primogénito sai de casa, de sexta a segunda à noite, já tinha dito?! a minha angústia talvez seja justificada. Ou tal como me chamou o dentista há dias, eu seja simplesmente uma mãe-galinha - que confirmo, porém a minha angústia não me impede de libertar os meus filhos. Vou-lhes dando liberdade, vou cortando o cordão, e vou-me preparando para os ver voar, cada vez mais alto e mais longe. E a angústia? Vou tentar cortar esse cordão também. Passo a passo. De caracol. Estou a brincar. A sério, gradualmente.

Com as férias das crianças o meu tempo livre fica muito limitado, sem dúvida que nas férias de verão já não sou mãe e muito mais, sou mais mãe. Por conseguinte, a minha interação na blogosfera fica bastante reduzida. Praticamente reduzida a publicações. C'est la vie!


Tenham uma ótima semana!