quarta-feira, 8 de junho de 2011

Reutilizar camisas de homem


Eu ainda sou do tempo( quando era criança pequena) em que todas as donas-de-casa tinham um ovo de madeira, para coser as meias; ainda sou do tempo em que as golas das camisas eram viradas, porque se considerava que enquanto a roupa pudesse ser arranjada, continuava a ser boa para vestir. Se não servia para sair, servia para trabalhar.

Infelizmente, também sou do tempo, em que as pessoas começaram a pensar que ficava mais caro mandar arranjar o que quer que fosse, e simplesmente deitavam fora, e compravam novo, para substituir.
Eu sei como é; certa ocasião o jarro da máquina do café cá de casa partiu, e no representante da marca disseram-nos que comprar outra máquina ficava quase ao mesmo preço que comprar apenas outro jarro. Além disso, teríamos ainda de esperar dois meses, porque vinha da fábrica, em França. O que escolhemos? Esperar pelo jarro! Porque somos, e fomos, sempre a favor da reutilização, do conserto, e da preservação do meio ambiente.
As camisas do pai
E então para as camisas, perguntam vocês. Se estão a pensar colocar um cinto numa camisa de homem xxl, e transformá-la num vestido-camiseiro, também serve; porém a minha sugestão vai um poquito mais além!
Resolvi transformar duas camisas do meu marido, que estavam somente puídas nos colarinhos, em blusas para minha filha. Levei-as a uma modista muito talentosa; escolhi os feitios numa revista; levei a Letícia para tirar medidas e para aprovar.
E Letícia  ficou que a saber que quando a mãe era pequena era assim que se fazia; comprava-se tecido, tirava-se medidas, aprovava-se, e esperava-se. Um processo demorado até a peça chegar ao corpo!

Agora blusas da filha,versão denim.
Finalmente fui buscá-las (é tão giro ver esta passagem de roupa dentro da família!), e não poderia ficar mais satisfeita com o resultado. Ou podia…se fosse eu a modista, mas infelizmente não tenho esse conhecimento.
Agora imaginem as possibilidades, com os padrões femininos e coloridos da mãe!

Até breve!