segunda-feira, 6 de junho de 2011

Que arvores estão na moda?

Foto de oliveira em Kefalonia, com artigo muito interessante.
Bem sei que não se devem ouvir as conversas alheias, mas que fazer quando numa sala de espera duas pessoas ao lado conversam? Ler um livro, pois claro; no entanto, aqueles primeiros momentos de leitura são como os primeiros segundos de sono, leves o suficiente para sabermos o que ainda se passa à nossa volta. Por isso, impossível não ouvir o que duas senhoras ao meu lado diziam sobre jardins; sobretudo porque a temática me intrigou: árvores que já não estão na moda!

- O jardim ainda não está terminado, quero lá pôr umas oliveiras. Dizia uma. 
- As oliveiras já não se usam - retorquiu a outra - fulana, cuja marido faz jardins, disse-me que ele já não as usa, que é feio. 
- Quero lá saber, eu gosto de oliveiras e vou pôr. Resistia a primeira. 
- Eu também, tenho uma no jardim, e continuo a gostar dela! Anuía a segunda.

E foi assim que que fiquei a saber que as árvores também tinham modas. Não que eu não suspeitasse, afinal de há um par de anos para cá as oliveiras tornaram-se imensamente populares em muitos jardins, inclusivamente em vivendas geminadas, com pequeníssimos jardins, lá tinham a sua oliveira! O horto passou a ter oliveiras! E todos passaram a gostar de oliveiras.

A oliveira é uma árvore muito antiga, que estava praticamente a desaparecer - já ninguém curte azeitonas- por isso, quando lhe descobriram a estética, como utilidade para a reabilitar, eu achei excelente! Já não gostei nada de saber, que de bonita e merecedora de destaque nos jardins portugueses, passara a "feia"! 
Árvores, são árvores, e na minha opinião deveriam estar todas, exceto os eucaliptos, na moda. 

Ou o quê?! Quem as tem vai arrancá-las para substituir por...? A próxima que estiver na moda? Árvores não são sapatos, senhores paisagistas!

Tenha uma ótima semana!