quarta-feira, 6 de abril de 2011

Falta de civismo no trânsito

 ( Imagem)
Ao fundo da minha rua há um cruzamento; indo em frente, vou para a escola dos meus filhos, virando à direita vou para o centro da Vila, e ao fundo dessa rua há semáforos.

Ora acontece, que quando o semáforo está vermelho há fila de carros, e muitos condutores, mesmo sabendo que vão aguardar na fila, não deixam passar os carros que saem da minha rua, e querem apenas atravessar o cruzamento.

Isto quando vou de carro, mas quando vamos a pé, muitos destes condutores, nem sequer param quando estamos na passadeira à espera que nos deem passagem. Sim, porque depois de três atropelamentos mortais, em duas semanas, um dos quais com fuga do condutor, nem sequer na passadeira nos sentimos seguros para atravessar. Então esperamos, com os dois pés no passeio.

O que realmente me intriga nestes condutores, é a falta de capacidade de observação, ou falta de inteligência, que explicam essa teimosia em não abrandar para darem passagem, quando vão ter mesmo que parar, e esperar 10 metros à frente?!

Como se diz, gentileza gera gentileza, e ser gentil no trânsito tem as suas compensações; por exemplo eu, tenho como regra fazer sempre uma gentiliza por mais pequena que seja a viagem que faço. E por isso não tenho razão de queixa, sou frequentemente agraciada com gentilezas por parte dos outros condutores.

Abre parêntesis: Tenho que admitir que os homens são muito mais simpáticos do que as mulheres condutoras; por exemplo, se que der passagem a dez homens, há nove que agradecem e um não; se der a mulheres só uma agradece, e nove não! Então só lhes dou passagem quando estou distraída! Fecha parêntesis.

Não que eu seja uma grande condutora, ainda há dias parti um farolim do carro, e não, ninguém ficou ferido, exceto o meu orgulho; além disso a culpa foi do muro, que devia estar mais afastado 2 mt; falo de civismo, e aos condutores portugueses falta muito civismo.

Quando me lembro de uma fila enorme, de várias faixas, num túnel em Lyon, onde o trânsito se cruza para Paris e sul de França,  e de como os condutores deixavam  tranquilamente entrar os carros que iam chegando pelas vias laterais; e penso na "ganância" dos condutores portugueses, que praticamente encostam os carros ao da frente para evitar e entrada de outro carro, concluo sempre: civismo devia ser lei em Portugal!

Não se sente chocado com esta falta de civismo na estrada? Eu acho triste.

Até breve!