quarta-feira, 16 de março de 2011

Quem pergunta quer saber - Trabalhar em quê?

Algumas mães que optam, ou pretendem optar pela maternidade a tempo inteiro, desejam no entanto, ou precisam, de desenvolver alguma actividade que lhes permita auferir um rendimento financeiro.

Compreendendo totalmente este desejo, ou necessidade, pois um segundo vencimento é frequentemente necessário ao agregado familiar, gostaria de relembrar que ser mãe a tempo inteiro, é por si só,  um trabalho em que se ganha dinheiro; como? O dinheiro que se economiza, em Creche, Infantário, transportes, almoços e lanches, etc,  representa uma soma considerável, que não saí da conta bancária da família. Dinheiro que não saí, também é ganho!
Posto isto, passo ao email, da Ana:

"Boa tarde

Desde já peço desculpa por estar a enviar este email, mas achei muito interessante o seu blog que conheci através de um programa de televisão. Sou Mãe de um bebé de 4 meses e neste momento encontro-me desempregada, o que me permite felizmente  estar com o meu filho a tempo inteiro, que é o melhor desta vida. No entanto mais dia menos dia terei que trabalhar, o que me deixa muito assustada, não propriamente trabalhar, mas ter que me afastar dele, daí estar a enviar este email, para obter, se possível, uma ajudinha de como poderei ser mãe a tempo inteiro, ter o meu próprio negocio, seria a solução,mas não é fácil.

Caso tenha alguma dica que me possa dar, uma vez que decidiu ser Mãe a tempo inteiro.

Muito obrigado

Ana..."


Olá Ana,
Obrigada pelo seu email, e pelas gentis palavras.

Compreendo perfeitamente a sua preocupação, e sou totalmente solidária com os seus anseios; qualquer mãe deveria poder escolher ficar com os filhos. Infelizmente essa não é a regra, por variadíssimos motivos, no entanto creio que é possível,  se de facto é algo que desejamos profundamente.
Desconhecendo as suas habilitações literárias e experiência profissional, sugiro que  a Ana se aconselhe no Centro de Segurança Social, da sua área, para a possibilidade de criação do seu próprio emprego. Poderá conseguir um apoio financeiro e orientação, para tal.

Dependendo daquilo que sabe fazer pessoalmente, bolos, tricô, costura, poderá ainda trabalhar em casa; pode promover os seus trabalhos junto de familiares e amigos, que farão a publicidade "boca-a-boca", e poderá criar um suporte de divulgação na net, a custo zero, como um blogue, por exemplo.
Actualmente os trabalhos caseiros, e manuais, estão muito na moda, e esta pode ser uma via interessante.  

Como não a conheço estou a fazer sugestões em várias direcções, e desejo que alguma lhe possa realmente ser útil. Se necessitar de blogues para fonte de inspiração, diga-me que tenho montes deles nos meus favoritos, e poderá ver exemplos de algumas blogueiras que se tornaram empresárias "online".

De qualquer forma, espero que consiga conciliar a maternidade a tempo inteiro, com uma profissão que a satisfaça. Entretanto, aproveite bem o tempo com o seu bebé, desfrute de todos os momentos porque o tempo é terrivelmente fugaz!
Muitas felicidades."

Como já vai sendo hábito, conto consigo, cara leitora, para partilhar mais ideias de forma a ajudarmos a Ana, e outras mães que possam estar na mesma situação. 

Até breve!

Nota: Posteriormente tomei conhecimento de que a Ana já está ligada ao artesanato, e possui inclusivamente um blogue onde  divulga os seus trabalhos: As mãos emanam imaginação.