quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O meu voto, explicado às crianças

Aposto que vocês já estão a dizer: - Ó não, lá vai ela outra vez falar de política!
Ao que eu respondo: - O homem é um animal político! Esperem...já alguém disse isto antes? Ah pois,  foi Aristóteles. Alguém duvida da genialidade do filósofo?! Adiante. Isto vem a propósito com uma conversa que tive com a Letícia.
 - Mãe, porque vais votar no Fernando Nobre? Perguntou-me ela, estes dias. Quem é que vocês pensam que estou a educar? Cabecinhas pensadoras, e não faço por menos.

- Sabes, um político é uma pessoa que se dedica a governar o país, ou a ajudar a governar o país. Dedica-se a essa causa por acreditar que está a prestar um bom serviço a todos os portugueses. Acontece que os políticos que temos tido, estão a fazer um péssimo trabalho e só pensam neles, e nos benefícios que tiram por serem políticos. Compreendes?

A Letícia acenou a cabeça em sinal afirmativo, e eu continuei.
- O Fernando Nobre é um médico que poderia ter tido uma vida muito privilegiada, tranquila e com todos os confortos. Em vez disso, trabalhou desde há 30 anos, por diversos países no mundo; onde houvesse uma catástrofe e os médicos fossem necessários. Criou uma instituição muito importante, e começou a levar mais médicos e enfermeiros com ele. Mais tarde, abriu em Portugal diversos centros de apoio a sem-abrigos e pessoas necessitadas, onde comem e recebem roupas.  É uma pessoa, que não sendo político tem uma noção muito verdadeira da realidade, é inteligente e sensata.
- E se ele é médico, porque quer ser presidente? Pergunta a Letícia.
- Porque a ambição dele tem sido sempre a mesma: ajudar pessoas. E como o Doutor.Fernando Nobre viu o nosso país em tão mau estado, quer ajudar os portugueses, prestando-lhes este serviço.
- Então acho que fazes bem, em votar nele, mãe.
- Fim - 

As coisas não têm funcionado nada bem com  os profissionais da política; tivemos um presidente omisso, que não esboçou um gesto que contribuísse positivamente para o país. Se ainda fosse  poeta, tinha uma desculpa, mas não, é um economista conceituado. Levou-me um voto, ao engano!

Estão fartos de políticos, não estão? Também eu. Aqui têm um candidato que não o é! 
Pensem nisso.

Um bom fim de semana!