quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Onde está o paraíso?

Passei a minha infância numa pequena Vila, que tinha apenas um Centro de Saúde, duas escolas, uma primária e o Ciclo, um posto da GNR e uma Bomba de Gasolina. Também tínhamos um parque para passear e fazer piqueniques, um rio com praia fluvial, uma piscina, um monumento romano e Termas.

Na infância e juventude do meu pai, a Vila tinha ainda um hotel (das Termas) onde se faziam festas memoráveis, e no rio do parque havia gaivotas (barcos). Só havia escola até à 4ªclasse; quem quisesse continuar a estudar tinha que viajar 7 kms de camioneta, como o meu pai fez, e como eu fiz.

Era uma vila pitoresca, com casas antigas, um coreto pintado a vermelho, quintas, e uma população reduzida, que se reconhecia.
No entanto durante anos, ouvi dizer que esta terra não evoluía, que estava parada no tempo, que não acontecia nada por aqui!
Então, algum Génio do Mal ouviu estas queixas dos homens e enviou-nos os empreiteiros; eles começaram a construir prédios, nos outrora campos verdejantes, e até um centro comercial. Pessoas oriundas das cidades e aldeias vizinhas começaram a instalar-se na Vila. Apesar de só dormirem aqui, trabalhavam fora e compravam fora, o número de recenseados aumentava.

E começaram a ouvir-se outro tipo de comentários: - A Vila está muito desenvolvida! Está a crescer muito!
As crianças passaram a estudar na Vila até ao 12º ano, e os feirantes ganharam um mercado, em substituição da pequena praça antiga, e berma das ruas.

E o Génio Mal vendo que homens se contentavam com estes planos, mandou mais; em vez de uma estação de serviço, passaram a existir três, bem juntinhas umas às outras, localizadas todas dentro da Vila. E cereja em cima do bolo: lojas de chineses a proliferarem como cogumelos!

A Vila da minha infância, aquela vila pitoresca com casas antigas, com rio despoluído, paisagem verde desapareceu. E há ainda quem pense que isto é evolução?!
Se é, só quero uma coisa da “evolução”, uma máquina do tempo, para nos levar de volta ao séc.XIX!

Até breve!