sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Decoração de Natal - Faça você mesmo

Vamos passar este Natal em nossa casa, que é o melhor presente que eu poderia receber. Enquanto muitas pessoas se preocupam com o trabalho que isto implica, eu alegro-me com esse trabalho, porque implica planear um Natal ao nosso gosto.

Assim sendo, queria fazer algumas alterações à decoração natalícia, porque é muito mais simpático receber os convidados com novidades, e coisas diferentes dos anos anteriores. E claro, para nossa própria satisfação, pois ficaremos com a casa enfeitada até aos Reis!

Porém, o desafio que me impus foi o de reciclar e reutilizar na decoração deste Natal. Confesso que comprei uma ou duas coisinhas, para incrementar alguns projectos, que vou partilhar convosco.
Comprei esta decoração da árvore de Natal quando as crianças tinham 2-3 anos; queria um pinheiro de Natal mais infantil, por isso escolhi ursinhos e bonecos de neve como personagens principais, e estrelas e bolas vermelhas como figurantes. As crianças gostaram, e gostam, por isso temos mantido a temática.
Esta grinalda que colocamos no hall da entrada, tinha somente umas bagas vermelhas, então resolvi potenciar a cor e coloquei-lhe pequenas bolas azuis e vermelhas, brilhantes, baças e com purpurina, que desde logo lhe deu outro brilho.
Os postais de Natal decoram sempre a casa e gosto de ir variando a forma de os expor; este ano optei pelo uso do bastidor, uma processo simplicíssimo de executar. Enrolei a fita (recordam-se do cesto dos figos? Reutilizei!), e prendi molas de madeira a toda a volta. Coloquei o primeiro postal de Natal, que chegou da Itália. Mas vêem aí mais. Muitos mais...
O centro da mesa foi a Letícia que fez! Vou dar o PAP, porque, convenhamos… é tão difícil! Pega-se numa terrina, enche-se de bolas coloridas, coloca-se na mesa. Tadaaammm!
Para já fica este, quando se aproximar o dia 24 faço outro de verdes e frutos naturais, daqui até lá, ele não aguentaria.
Transformei a lanterna que está nas escadas, utilizando uma fita de seda vermelha com dourados, duas poinsétias artificiais e substituindo a vela, por uma vermelha. Totalmente natalícia. O mesmo também se pode fazer a castiçais.

O mau tempo esperado para o fim-de-semana proporciona-se a mais artes natalícias, portanto, para a semana, partilho convosco mais algumas ideias, e também trabalhos de leitoras convidadas. Se quiser participar é só enviar as fotos para o mail da coluna, ok? A partilha inspira!

Bom fim-de-semana e boas produções!