sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A sério; os portugueses são preconceituosos?

Esta  pergunta foi-me na realidade sugerida pelo Jens, que chocado com a morte de um patrício seu, no nosso país, me levou a reflectir sobre o significado de um crime que eu desconhecia.

Segundo a mulher, Andressa Valéria, Luciano Correia morreu por preconceito e não quer que o marido seja enterrado num país preconceituoso. (Notícia completa aqui)

Cada vez que ouço falar de um emigrante que morreu em Portugal, fico tristíssima; não há nada mais trágico do que alguém que abandona o seu país, na busca de uma vida melhor, e encontra a morte de forma prematura e violenta.
Por isso entendo essa declaração de Andressa Valéria como uma manifestação de grande sofrimento e revolta. Mas não me parece que a Andressa tenha a razão do lado dela.

É verdade que em tempos de crise, e taxa de desemprego alta, os primeiros a serem apontados como excedentários são os emigrantes. No entanto, os comentários que ouço referem-se pejorativamente a pessoas da etnia cigana e de nacionalidade romena. Uns porque vivem de rendimento mínimo, outros da mendicidade. É verdade que já nem me lembro do número de romenos que tocaram, e tocam à campainha, a pedir. E nunca, nunca, um só brasileiro que fosse!

Os brasileiros estão bem integrados na nossa sociedade, temos uma série de pontos em comum, a língua, a história, raízes, e sangue. Portugueses foram para o Brasil, e brasileiros vieram para cá. Portugueses emigraram, e emigram ( recomeçamos um novo êxodo, recentemente) para todos os países do mundo; eu própria tenho familiares espalhados pela Europa, América do Norte e América do sul. Por conseguinte, a emigração para nós não é tabu!
E esse é um dos motivos que me leva a intervir sempre que alguém fala dos emigrantes como fonte dos nossos males. Porque isso também existe; afirmações preconceituosas  - Os brasileiros não gostam de trabalhos pesados (haverá alguém que goste?!). Piadas xenófobas: - Apareceu um velhote com uma mulher muito nova! Era brasileira!
Contudo, daí a meter todo um povo no mesmo saco, vai um grande passo. Daí a catalogar os portugueses com o mesmo rótulo, vai outro grande passo.

Os homens em Portugal não se chamam todos “Sr. Manuel”, e nem todos trabalham em padarias! As mulheres portuguesas já fazem depilação do buço há muitos anos, e vestem-se com roupas coloridas.

Eu creio que portugueses e brasileiros são como uma grande família, onde há piadas e trocadilhos, e zangas até, porém gostamos uns dos outros e respeitamo-nos. Mas no fim de contas…que sei eu? Nem sequer Portuguesa dos quatro costados posso dizer que sou ( um costado vem do Brasil!).

Tentei reunir testemunhos de brasileiros em Portugal, que ilustrassem uma posição fundamentada, fosse qual fosse, mas infelizmente sem sucesso. Vivo num meio alheio a esta realidade, e tudo o que suponho e concluo é baseado num estudo empírico, digamos assim.

Mas você caro leitor, pode sempre contribuir, esclarecendo com a sua opinião e experiência. Vamos gostar de saber. Para o bem e para o mal.

Um bom fim de semana!