sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Que canal escolhemos?!


Neste verão a notícia televisiva bombástica foi a mudança da apresentadora Fátima Lopes* da Sic, para a TVI, o canal rival. A perplexidade foi geral, mas os números envolvidos neste negócio era demasiado altos, a ponto da própria apresentadora ter dito que “ a oferta era irrecusável”.

Foi portanto, com alguma curiosidade que assisti estes dias a uns minutos do novo programa desta apresentadora. Porém, desta vez, eu é que fiquei perplexa!

É que apesar dela ser uma apresentadora um bocado chorona para o meu gosto (ó lágrima fácil!), na SIC ela apresentava um programa que tinha um certo nível. Este novo programa da Fátima Lopes é a versão feminina do Fernando Mendes, "O preço certo" , ou lá o que é, da RTP1.  Não me interessa o tema, o público aos berros e gritos torna aquele cenário numa autêntica feira, uma peixeirada insuportável, para quem só um cheque chorudo serve de incentivo, no final do mês.

Estou convencida, que este plano da TVI, para acabar com a apresentadora rival da SIC, é bastante perverso; em lugar de a integrarem e lhe darem um programa de qualidade, como seria de esperar, arrumam com ela, dando-lhe um programa de nível infra-cerebral!

Há uns 2 ou 3 anos, a apresentadora Fernanda Freitas, fez exactamente o inverso; rescindiu com a SIC, deixando um programa fácil e popular, para dar a cara (e cérebro), a um programa novo, num canal pouco visto, que por acaso é o canal que eu mais vejo, a RTP2. Na altura, ela mesma disse que a mudança se deveu à qualidade do trabalho.

Conseguem ver a diferença entre uma e outra? E depois ainda me dizem, que abdicar do trabalho, para ficar com os filhos em casa é abdicar da independência; eu digo que há muitos tipos de dependência e que se podem servir muitos senhores. O do dinheiro, por acaso, não é o meu favorito.

E depois disto, está como certo que nunca mais voltarei a ser convidada para entrevistas na TVI! Vou ter que me contentar com o blogue; aqui vou continuar a falar o que penso, porque essa liberdade, ainda ninguém ma comprou!

Bom fim de semana!

* Leitores brasileiros: Fátima Lopes é a equivalente da Oprah portuguesa. Na versão branca.